Descrição
A pandemia do novo coronavírus obrigou as pessoas a adotarem medidas de distanciamento social. Serviços presenciais foram suspensos, aumentando a procura por serviços digitais. Se a necessidade de transformação digital em governo já era latente, trata-se agora de uma prioridade para atender às novas expectativas da população. O PETIC é uma das iniciativas da Prefeitura de São Paulo para acelerar esse processo.
O PETIC 2017-2020 foi o primeiro Plano Estratégico de Tecnologia que contemplou a Prefeitura como um todo. Previsto no decreto nº 57.653/2017, ele foi um dos instrumentos criados para promover o aumento da maturidade da Administração Municipal no uso e gestão de tecnologia, por meio de objetivos e metas de médio prazo, tudo publicado e disponível para consulta na internet. Com o fim de 2020 se aproximando, é chegada a hora de planejar os próximos quatro anos.
A visão do primeiro plano era a de construir, até 2020, a base necessária para uma cidade de São Paulo inteligente e humana. Muitos eram os desafios e, por isso, metas audaciosas foram planejadas. Avanços significativos em infraestrutura foram alcançados, mas muito ainda precisa ser aprimorado na gestão de sistemas de informação e no uso de dados.
Por isso, a proposta para o próximo quadriênio é a de aumentar o foco no uso mais estratégico de tecnologia da informação, sem perder o que foi conquistado nos últimos anos. Isso significa reconhecer a necessidade de engajar também as áreas de negócio no uso mais eficiente de tecnologia, expandindo a rede de servidores(as) públicos criada por meio do Fórum Técnico de Tecnologia.
Acreditamos que a tecnologia deve ser vista sempre como um meio de melhorar a vida da população, nunca como um fim em si mesma. Mas isso difere de centralizar a responsabilidade por seu uso em áreas técnicas. A transformação digital demanda que cada vez mais servidoras(es) entendam como usar a tecnologia para executar políticas públicas com mais eficiência. Principalmente nas áreas de negócio, as mais próximas da população.
Por isso, convidamos a todos a participarem desta consulta pública.
Informações adicionais
A proposta de novo plano possui metas organizadas em quatro novas perspectivas:
Espera-se que essa nova divisão facilite servidores das áreas de negócios a se identificarem com os desafios de um uso melhor da tecnologia na execução das políticas públicas. Ademais, essas pessoas também serão contempladas com oportunidades de aprimoramento via Programa Permanente de Capacitação em Tecnologia.
As Secretarias, Subprefeituras e entidades da administração indireta são consideradas órgãos setoriais, com autonomia no planejamento e uso de tecnologia da informação. A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia é o órgão central desta organização, apoiando os demais órgãos ao definir diretrizes e sustentar uma atuação em rede. A Prodam segue fundamental no papel de Integradora Estratégica, sendo a principal referência dos órgãos setoriais na sustentação e desenvolvimento das soluções tecnológicas planejadas. Há ainda o Conselho Municipal de Tecnologia, um colegiado composto pela alta administração de parte das Secretarias Municipais, avaliando, monitorando e direcionando o uso e gestão de tecnologia na Administração Municipal, e responsável por algumas das mais importantes decisões estratégicas que influenciam todo o nosso trabalho.
Para participar, entre na aba REVISÃO, ao lado. Nela, você poderá dar a sua opinião sobre o conteúdo proposto.
Avalie as Seções do Plano Estratégico, seus Eixos, critérios e indicadores e registre suas sugestões. Abaixo, algumas perguntas para orientar sua avaliação:
a) O indicador contribui para a missão da Prefeitura (Reduzir desigualdades, melhoria do serviço público e cidadãos felizes)?
b) O indicador é o mais adequado? Qual seria a alternativa?
c) A métrica e a fonte são coerentes?
d) As metas são desafiadoras, mas viáveis?
Durante o período da consulta pública cada pessoa poderá contribuir à medida da sua disponibilidade. Todas as vezes que acessar o sistema conseguirá ver suas contribuições, alterá-las se necessário e ainda incluir a avaliação de outros itens. É possível se manifestar apenas sobre os itens que desejar. Lembre-se que após o período de participação, as contribuições estarão disponíveis aqui no Participe+.