Javascript não suportado 3307. Implantar "Banheiro Público Autolimpante"
Início
Voltar

3307. Implantar "Banheiro Público Autolimpante"

Cesar Augusto Massaro Cesar Augusto Massaro  •  01/06/2025  •  •  Código da proposta: 3307

Esta proposta decorre da inclusão da deliberação do Conselho Municipal da Sé de 29/05/2025.

Banheiro Público Autolimpante

Objetivo: Ampliar e colaborar no serviço de limpeza, de saneamento básico, diminuindo odores em vias públicas evitando possíveis danos ou atos de vandalismo ao patrimônio público, garantido acesso a bens e serviços públicos e contribuindo para uma cidade sustentável.

Formato: projeto-piloto de implantação e operação assistida desse tipo de solução para avaliação de desempenho.

Justificativa: em razão da grande circulação de pessoas pelos bairros dos centros da cidade, seja transeuntes, trabalhadores, prestadores de serviços entre outros, a proposta segue modelo de outras capitais oferecendo banheiro público autolimpante, sustentável e com uso de energia solar, reuso de água ou aproveitamento da água da chuva, considerando em sua arquitetura e espaço, as normas de inclusão e acessibilidade ao público idoso e PCDs (pessoa com deficiência).

A iniciativa de implantar banheiro autolimpante é inspirado em experiências existentes em Paris (França) e nas cidades brasileiras de Florianópolis (SC) e Natal (RN).

Locais sugeridos: pontos de maior circulação e pontos de turismo na região: Pça da República, Praça e Estação da Liberdade/Japão, Pça Franklin Roosevelt, Parque Dom Pedro, Pça do Patriarca, Praça da Sé, Parque da Luz.

Documentos (1)

Justificativa

Vide análise de viabilidade


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
  • Kimberly

    Excelente proposta! Além de sustentável, resolve um problema urgente das áreas centrais. Já existe previsão de início do projeto-piloto?

    Nenhuma resposta
    • Rosalia

      Muitos munícipes têm insistentemente procurado os Conselheiros Participativos da Subprefeitura Sé reclamando da situação que se encontram várias ruas do centro, com excrementos e urina ou água de lavagem fétida. Há também reclamações de munícipes acerca da sobrecarga de banheiros e bebedouros em equipamentos de saúde por ausência de sanitários públicos. A descrição da situação condiz com a São Paulo colonial. A análise da proposta não pode desconsiderar o caráter emergencial e participativo do Orçamento Cidadão, que visa atender demandas trazidas pela população. Além disso a situação é emergencial, pois estão previstas para o centro inúmeras intervenções que aumentarão em muito a população flutuante e residente.

      Nenhuma resposta
      • Leandro Lago

        Como parte do projeto "São Paulo mais verde" tornar o banheiro público é fazer a realidade da Limpeza Pública Urbana da cidade, considerando as estrutura de 1. Estrutura de conteiner; 2. Energia Solar; 3. Água de reuso; 4. Manutenção a custo baixo; 5. Zeladoria e 6. Tempo máximo de uso 10 minutos. As experiências, positivamente comprovadas pela população, das cidades de BH Belo Horizonte, Balneário Camboriú, Natal, Florianópolis mostram a persperctiva dessa inciativa evitando o contágio de enfermidades, contaminação da água e do solo causados por dejetos nas vias públicas da cidade e garantido "o manejo de água sustentável e saneamento para todos", proporcionando o "acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes"

        Nenhuma resposta

          Para visualizar a(s) análise(s) clique no nome da Secretaria!

          Responsável

          Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras

          • Análise de viabilidade técnica

            Inviável

            A prefeitura já possui estudos para realização de uma PPP/Concessão para construção e operação de banheiros públicos. Necessário consultar SP-Obras, que publicou licitação com este escopo anteriormente, ou SP-Parcerias/Sp-Regula acerca do andamento destes estudos.
            Considerada inviável a execução dentro do orçamento cidadão por já se tratar de planejamento mais amplo para a cidade, incluindo mais de uma Subprefeitura, com provável execução através de PPP.

          • Análise de viabilidade orçamentária

            Inviável Prejudicado dado inviabilidade técnica
          • Dados Complementares

          • Viabilidade final

            Inviável

            Proposta inviável devido às impossibilidades apresentadas.

          Responsável

          Subprefeitura Sé

          • Análise de viabilidade técnica

            Inviável

            Trata-se de demanda que envolve programa de governo e implantação de mobiliário urbano a cargo da São Paulo Urbanismo e São Paulo Obras, da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, envolvendo amplo projeto de intervenção em redes de água e esgoto. Portanto, propomos o encaminhamento para aquela Secretaria, para análise e manifestação sobre esta demanda, pela competência.

          • Análise de viabilidade orçamentária

            Inviável Prejudicado dado inviabilidade técnica

            Após a análise técnica realizado pela Supervisão Técnica de Projetos e Obras da Subprefeitura Sé orientando o encaminhamento para São Paulo Urbanismo, São Paulo Obras e  Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, nada mais resta a esta Supervisão de Finanças elaborar a viabilidade orçamentária da presente proposta, visto que não cabe a esta Supervisão e Subprefeitura Sé a análise da mesma.

          • Dados Complementares

          • Viabilidade final

            Inviável

            Inviável

          Códigos da proposta

          Número SEI: 6011.2025/0002315-3

        Não há etapas definidas
        Voltar para o Início