Descrição
O Sistema de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres se articula com outros sistemas urbanos, como o sistema de mobilidade e o sistema de drenagem, por exemplo. Basta pensar nos caminhos, ruas, ciclovias e calçadas utilizadas para acessar um parque, ou como a comunidade escolar utiliza e se conecta com uma praça vizinha à escola, ou, ainda, na horta comunitária cultivada sob a torre de alta tensão, para perceber como os componentes dos diferentes sistemas urbanos e ambientais interagem na cidade.
De forma inédita, estamos elaborando um plano para organizar e gerenciar esse sistema. O Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres - PLANPAVEL é uma ferramenta de planejamento e gestão com objetivo de, entre outros, aumentar a cobertura vegetal das áreas públicas e particulares, ampliar e requalificar as áreas verdes públicas prioritariamente nos territórios densamente ocupados, carentes de cobertura vegetal e de áreas públicas de lazer, maximizar os serviços ecossistêmicos, aprimorar a governança e gestão das áreas verdes e requalificar cursos d’água e espaços livres públicos.
Para alcançar esses objetivos foram definidas diretrizes e ações de curto, médio e longo prazo que deverão ser empreendidas por diferentes órgãos da administração municipal nos próximos 10 anos.
Temos pela frente um enorme desafio e, por isso, convidamos a sociedade civil a colaborar na construção desse plano, de dois modos:
1) Participando do Mapa Colaborativo para registrar suas propostas de criação e requalificação de parques, praças, espaços livres e outros tipos de áreas verdes.
2) Avaliando as ações propostas organizadas em três eixos temáticos e dois eixos transversais:
Informações adicionais
Como subsídio para avaliação das ações estão disponíveis:
Além do diagnóstico da situação atual do sistema, a proposição de objetivos, diretrizes e ações foi orientada por três dimensões:
Como parte do processo participativo do plano foi criada a Comissão Especial do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, para acompanhamento e colaboração na formulação do plano. Também foi firmado Termo de Cooperação com o Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo visando a interação entre a pesquisa científica e a formulação de políticas públicas.
Documentação adicional
Glossário e lista de abreviaturas e siglas das ações do planpavel (PDF | 1,010 KB)
Para participar, entre na aba "Revisão", ao lado. Nela, você poderá dar a sua opinião sobre o conteúdo proposto.
Você deverá indicar se na sua opinião a ação deve ser mantida, revisada ou excluída. É importante considerar que cada uma delas se relaciona a um objetivo e a uma diretriz.
Se optar por revisar a ação registre o seu comentário sobre os aspectos em que ela deve ser revisada.
Se optar por excluir, justifique o motivo.
Caso tenha optado por manter a ação não é necessário fazer nenhum comentário.
Durante o período da consulta pública cada pessoa poderá contribuir à medida da sua disponibilidade. Todas as vezes que acessar o sistema conseguirá ver suas contribuições, se achar necessário poderá alterá-las, e poderá incluir a avaliação de outras ações. Também é possível se manifestar apenas sobre as ações que desejar. Lembre-se que após o período de participação, as contribuições estarão disponíveis aqui no Participe+.