Descrição
O Sistema de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres se articula com outros sistemas urbanos, como o sistema de mobilidade e o sistema de drenagem, por exemplo. Basta pensar nos caminhos, ruas, ciclovias e calçadas utilizadas para acessar um parque, ou como a comunidade escolar utiliza e se conecta com uma praça vizinha à escola, ou, ainda, na horta comunitária cultivada sob a torre de alta tensão, para perceber como os componentes dos diferentes sistemas urbanos e ambientais interagem na cidade.
De forma inédita, estamos elaborando um plano para organizar e gerenciar esse sistema. O Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres - PLANPAVEL é uma ferramenta de planejamento e gestão com objetivo de, entre outros, aumentar a cobertura vegetal das áreas públicas e particulares, ampliar e requalificar as áreas verdes públicas prioritariamente nos territórios densamente ocupados, carentes de cobertura vegetal e de áreas públicas de lazer, maximizar os serviços ecossistêmicos, aprimorar a governança e gestão das áreas verdes e requalificar cursos d’água e espaços livres públicos.
Para alcançar esses objetivos foram definidas diretrizes e ações de curto, médio e longo prazo que deverão ser empreendidas por diferentes órgãos da administração municipal nos próximos 10 anos.
Temos pela frente um enorme desafio e, por isso, convidamos a sociedade civil a colaborar na construção desse plano, de dois modos:
1) Participando do Mapa Colaborativo para registrar suas propostas de criação e requalificação de parques, praças, espaços livres e outros tipos de áreas verdes.
2) Avaliando as ações propostas organizadas em três eixos temáticos e dois eixos transversais:
Informações adicionais
Como subsídio para avaliação das ações estão disponíveis:
Além do diagnóstico da situação atual do sistema, a proposição de objetivos, diretrizes e ações foi orientada por três dimensões:
Como parte do processo participativo do plano foi criada a Comissão Especial do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, para acompanhamento e colaboração na formulação do plano. Também foi firmado Termo de Cooperação com o Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo visando a interação entre a pesquisa científica e a formulação de políticas públicas.
Como parte do processo participativo para formulação do Planpavel foi feita consulta pública entre 28/09 e 18/10/2020, pelas plataformas Participe+ e GeoAmbiental/SVMA, que disponibilizou mapa colaborativo para receber propostas de criação e requalificação de parques, praças e outras áreas verdes. Foi submetido à consulta pública um conjunto de 190 ações, vinculadas a 15 objetivos e 40 diretrizes, estruturadas em três eixos temáticos (Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres) e dois eixos transversais (Serviços Ecossistêmicos e Governança e Gestão). Foram recebidas 1.602 contribuições, entre propostas de manter, revisar ou excluir as ações.
Monitoramento atualizado para
Devolutiva da Consulta Pública
Com base nas contribuições e sugestões apresentadas na consulta pública foi realizada revisão de ações e diretrizes dos Eixos Áreas Protegidas, Áreas Verdes, Espaços Livres e Eixos Transversais Serviços Ecossistêmicos e Governança e Gestão. O Mapa Colaborativo recebeu propostas referentes à criação, ampliação e requalificação de parques, praças, outros tipos áreas verdes e unidades de conservação. O Relatório Devolutivo com a descrição das ações e diretrizes revisadas está disponível abaixo.