Javascript não suportado PIU Polo Barra Funda – Diagnóstico e Programa de Interesse Público
Início
Voltar

PIU Polo Barra Funda – Diagnóstico e Programa de Interesse Público

Descrição

Esta consulta pública tem como origem Manifestação de Interesse Privado – MIP apresentada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo - METRÔ e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM apoiada no Art. 8° do Decreto nº 56.901/2016.

A divulgação deste conteúdo tem como finalidade abrir a discussão, trazer as questões a serem enfrentadas no contexto urbano do projeto e colher contribuições da sociedade, de modo a permitir uma construção coletiva do PIU Polo Barra Funda, para então, subsidiar a decisão da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL quanto ao seu prosseguimento, considerando a compatibilidade de seus objetivos e diretrizes com a política de desenvolvimento urbano municipal, a legislação em vigor e os instrumentos urbanísticos que permitem ações específicas no território da cidade.

A proposição de um Projeto de Intervenção Urbana (PIU) para a região do Terminal é feita com base em uma estratégia urbanística do Desenvolvimento Orientado ao Transporte (DOT), com aproveitamento das áreas operacionais subutilizadas do terminal e o adensamento construtivo em seu entorno, trazendo consigo medidas voltadas à melhoria da acessibilidade, dinamização das ruas e espaços públicos e consequente qualificação da vida urbana, como a ampliação de calçadas, implantação de ciclovias, melhor conexão norte-sul e estímulo à instalação de comércio e serviços dos mais variados setores.

Com esses objetivos o Metrô e a CPTM propõem promover a ampliação e requalificação da infraestrutura hoje existente e de seu entorno, por meio de um projeto que foi batizado como “Polo Barra Funda”. O projeto deverá definir diretrizes urbanísticas, dispor o regramento para a transformação pretendida e o do Programa de Interesse Público a ser cumprido.


De 05/10/2022 a 31/10/2022, ficarão disponíveis para consulta pública os relatórios Diagnóstico e o Programa de Interesse Público do PIU Polo Barra Funda.

 Para conhecer os trabalhos desenvolvidos, entre na aba Anotações ao lado. À medida que você lê os relatórios, será possível registrar suas contribuições: sugestões de complementação de estudos, esclarecimentos, solicitações ou aquilo que lhe pareça necessário abordar nesse estudo para que o PIU Polo Barra Funda traga boas propostas para a zona oeste de São Paulo. 

Após o período de participação, as contribuições serão analisadas, com a possibilidade de serem incorporadas ao PIU. 

Ao final do processo de análise, será disponibilizada, pela São Paulo Urbanismo, a devolutiva da consulta pública que aqui iniciamos.  

Não deixe de participar!

Voltar para o Início