Descrição
Esta consulta pública tem como origem Manifestação de Interesse Privado – MIP apresentada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo - METRÔ e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM apoiada no Art. 8° do Decreto nº 56.901/2016.
A divulgação deste conteúdo tem como finalidade abrir a discussão, trazer as questões a serem enfrentadas no contexto urbano do projeto e colher contribuições da sociedade, de modo a permitir uma construção coletiva do PIU Polo Barra Funda, para então, subsidiar a decisão da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – SMUL quanto ao seu prosseguimento, considerando a compatibilidade de seus objetivos e diretrizes com a política de desenvolvimento urbano municipal, a legislação em vigor e os instrumentos urbanísticos que permitem ações específicas no território da cidade.
A proposição de um Projeto de Intervenção Urbana (PIU) para a região do Terminal é feita com base em uma estratégia urbanística do Desenvolvimento Orientado ao Transporte (DOT), com aproveitamento das áreas operacionais subutilizadas do terminal e o adensamento construtivo em seu entorno, trazendo consigo medidas voltadas à melhoria da acessibilidade, dinamização das ruas e espaços públicos e consequente qualificação da vida urbana, como a ampliação de calçadas, implantação de ciclovias, melhor conexão norte-sul e estímulo à instalação de comércio e serviços dos mais variados setores.
Com esses objetivos o Metrô e a CPTM propõem promover a ampliação e requalificação da infraestrutura hoje existente e de seu entorno, por meio de um projeto que foi batizado como “Polo Barra Funda”. O projeto deverá definir diretrizes urbanísticas, dispor o regramento para a transformação pretendida e o do Programa de Interesse Público a ser cumprido.
Informações adicionais
O Terminal Intermodal Palmeiras-Barra Funda é um equipamento estratégico para o sistema de mobilidade nas escalas metropolitana e regional. Sua localização interna ao perímetro da Operação Urbana Consorciada Água Branca (OUCAB) também lhe confere a oportunidade de assumir o protagonismo como vetor de crescimento urbano, promovendo melhor aproveitamento da terra urbana, dinamização da atividade econômica local e do adensamento construtivo e demográfico, aliados à adequação da oferta de infraestrutura.
Atualmente o terminal abriga as linhas 3 do Metrô, 7 e 8 dos trens metropolitanos, linhas de ônibus urbanos e metropolitanos e os serviços de ônibus rodoviários. Está prevista a chegada das linhas 11 e 13 da CPTM e do Trem Intercidades. Estima-se que com esses novos serviços o terminal passará a receber um fluxo de cerca de 180.000 mil usuários/dia, potencializando seu caráter de conectividade intermodal.
A futura demanda representará um aumento significativo do fluxo de viagens na área, potencializando o caráter estratégico de conectividade intermodal do Terminal. Isto ocorrerá em um contexto fundiário marcado pela presença de áreas públicas que merecem uma reorganização estrutural, visando melhoria do seu aproveitamento e da sua inserção urbana.
Nesta etapa, são apresentados os elementos prévios à elaboração do PIU, compreendendo o Diagnóstico da área e o Programa de Interesse Público associado à futura intervenção.
O Diagnóstico procura caracterizar a área, identificando-a como parte da antiga ocupação industrial, em processo de transformação, consonante com as diretrizes propostas pela OUCAB, bem como, apresenta o perfil da população que habita a área, suas condições de vida e a atividade econômica atual lá exercida, a fim de identificar os aspectos que poderão ser afetados positivamente pelo PIU.
Compõem o Programa de Interesse Público a indicação das diretrizes urbanísticas que norteiam o projeto, a viabilidade da transformação pretendida, o impacto ambiental e de vizinhança esperado, a possibilidade de adensamento construtivo e populacional para a área e o modo de gestão democrática no processo de elaboração da proposta
Documentos disponíveis para consulta:
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Acredito que seja importante aproveitar o fluxo de pessoas que viajam para São Paulo vindo do interior ou outros estados para a concessão de hotel ou implantação de centro de convenção.
Vamos refletir sobre o assunto. A quem o terminal atende? Quem mora na região ou que mora em outras regiões da cidade e faz passagem pelo terminal para acessar outras regiões da cidade? O que essas pessoas precisam acessar durante esse trajeto? Ou o que gostariam de acessar e muitas vezes não o fazem por falta de tempo, ou porque é longe? Minha sugestão é que as pessoas possam consumir cultura das mais variadas formas! Poderia haver apresentações musicais, teatro, dança, livros! Uma Biblioteca Pública dentro de um espaço como esse seria muito importante para as pessoas! Na cidade de São Paulo existem muitas Bibliotecas, transferir uma delas para dentro desse espaço seria interessante!
Aproveitar os jardins existentes na cobertura do terminal para que funcione como praça (exemplo: a Piazza Garibaldi em frente à estação central de Nápoles)