Javascript não suportado Comentar - PIU Polo Barra Funda – Diagnóstico e Programa de Interesse Público - PIU Polo Barra Funda – Diagnóstico e Programa de Interesse Público
Início
Voltar

PIU Polo Barra Funda – Diagnóstico e Programa de Interesse Público

Comentários sobre a versão preliminar

atualizado em 04 Out 2022
Comentários sobre
No setor orla ferroviária e fluvial da MEM, onde está localizado o terminal intermodal Palmeiras-Barra Funda, mais precisamente no Arco Tietê, são verificados processos de transformação econômica e de padrões de uso e ocupação do solo que direcionam para a necessidade de implementar ações a fim de equilibrar a relação entre emprego e moradia. O setor tem grande potencial de transformação estrutural, sendo orientado para o maior aproveitamento da terra urbana com o aumento nas densidades construtiva e demográfica e implantação de novas atividades econômicas de abrangência metropolitana, atendendo a critérios de sustentabilidade e garantindo a proteção do patrimônio arquitetônico e cultural, em especial o ferroviário e o industrial. Para esta transformação destaca-se:

Comentários (1)


Fora do período de participação
  • João Victor Zagatto Penha

    Considero de grande relevância a preocupação com o maior aproveitamento da terra urbana através do adensamento, dado a evitar o desperdício do aparato público - contudo acho razoável questionar a que ponto a concentração populacional atinge o objetivo do Plano Diretor.

    Elaboro com o seguinte exemplo:
    Se promovido o mero adensamento, poderemos vislumbrar o desenvolvimento de vários edifício luxuosos compostos por "stúdios", e que servirão a uma classe elitizada.

    Agora, se promovido o adensamento junto à moradia popular, poderemos ter como resultado o desenvolvimento de prédios econômicos que conglomerem várias famílias de baixa renda em um espaço de vantagem em mobilidade.

    Por mais que ambos sejam de interesse razoável dado a disseminar para mais pessoas o beneficio daquilo que para o Estado é tão caro, que é o seu aparato; julgo que pela segunda hipótese teremos maior proveito diante do conceito de Direito à Cidade, que ilumina nosso PDE.

    Nenhuma resposta
    Voltar para o Início