Descrição
O perímetro de estudo do PIU Arco Leste abrangeu onze distritos municipais - Belém, Tatuapé, Vila Maria, Penha, Ponte Rasa, Cangaíba, Ermelino Matarazzo, Vila Jacuí, São Miguel, Vila Curuçá e Itaim Paulista - que, em 2022, somavam mais de dois milhões de habitantes.
A etapa de diagnóstico evidenciou os principais problemas da região: precariedade habitacional e ambiental; mobilidade dificultada por transposições de córregos e ferrovia insuficientes; oferta predominante de empregos de baixa remuneração.
A precariedade habitacional se expressa em loteamentos e ocupações irregulares, carência de infraestrutura e más condições das edificações.
A faixa norte da área de estudo abrange antigos meandros do Rio Tietê e o restante do território as bacias dos afluentes Três Pontes, Tijuco Preto, Itaim, Lajeado, Água Vermelha, Itaquera, Limoeiro e Jacu, córregos que compartilham dos mesmos problemas: ocupação das margens por assentamentos precários, deposição de esgoto não tratado, pouco ou nenhum aproveitamento das orlas fluviais como áreas de lazer.
A partir dessas informações, foram definidos quatro perímetros de projeto - Parque Novo Mundo, Entreorlas, Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista - que extrapolavam os limites do Arco Leste definidos pelo PDE, que, em nossa análise, não abrangiam as áreas mais vulneráveis da região.
Na 2ª Consulta Pública, foram apresentadas propostas de intervenção para esses perímetros e colhidas as contribuições dos munícipes.
Essas contribuições subsidiaram as propostas de intervenção – plano de mobilidade, reserva de áreas para provisão de moradias, parques e equipamentos públicos, e a definição de áreas de intervenção integrada prioritárias, as Áreas de Estruturação Local, apresentadas nesta 3ª Consulta Pública, para nova avaliação dos munícipes.
Informações adicionais
Documentação adicional
Fora do período de participação