Javascript não suportado Plano de Ação 2025-2028 do Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA-SP)
Início
Voltar

Plano de Ação 2025-2028 do Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA-SP)

Descrição

O Plano Municipal de Educação Ambiental de São Paulo (PMEA-SP) expressa o compromisso da cidade com um futuro mais justo e sustentável. Ele está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e articulado a outros instrumentos de planejamento municipal, como o Programa de Metas (PdM), o Plano de Ação Climática (PlanClima) e o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI).

Diante de desafios como a emergência climática, o consumismo e as desigualdades socioambientais, o PMEA-SP reconhece a Educação Ambiental como um eixo fundamental para a transformação da cidade. O plano busca fortalecer a cidadania crítica, a sustentabilidade e a cultura de paz em todo o território paulistano.

A elaboração do Plano de Ação 2025–2028 tem como objetivo traduzir metas e estratégias do PMEA-SP em ações concretas, refletindo o trabalho integrado e intersetorial dos órgãos municipais e valorizando as contribuições da sociedade civil, coletivos, educadores, organizações e cidadãos que atuam na promoção da Educação Ambiental.

A participação social é essencial para qualificar esse processo. Por isso, convidamos a sociedade civil a contribuir com as ações estratégicas do Plano de Ação 2025–2028, fortalecendo a implementação da Política Municipal de Educação Ambiental de São Paulo (Lei nº 15.967/2014).


Versão preliminar do documento

Recebemos 733 contribuições

Índice
Texto

1. OBJETIVO 1 - Proteger, recuperar e aprimorar a qualidade ambiental do Município e promover a utilização sustentável do espaço público.

1.1. META 1.1

ESTRUTURAR E CRIAR AO MENOS 5 CENTROS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATÉ 2029  

1.1.1. Ação Estratégica - Estruturar e criar quatro unidades descentralizadas da UMAPAZ.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Nº de unidades descentralizadas da UMAPAZ estruturadas e criadas
  • Órgão Responsável: Secretaria do Verde e do Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (10) Revisar (11) Excluir (0)

Veja as 16 sugestões recebidas

1.2. META 1.2

EXPANDIR O PROGRAMA AMBIENTES VERDES E SAUDÁVEIS PARA TODAS AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE ATÉ 2034

1.2.1. Ação Estratégica - Renovar o Acordo de Cooperação Técnica entre a SMS e a SVMA para o desenvolvimento de ações em Educação Ambiental, Cultura de Paz e saúde.

  • Prazo: 2026
  • Indicador: Acordo de Cooperação Técnica entre a SMS e a SVMA renovado
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria do Verde e do Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (9) Revisar (5) Excluir (0)

Veja as 10 sugestões recebidas

1.3. Estratégia 1.1

Fomentar a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e seus planos de ação, especialmente nas metas e ações focadas em Educação Ambiental, metas 4.7, 12.2, 12.5, ações 4.7-K, 4.7-L, 4.7-Q, 4.7-T, 12.2-D, 12.2-F, 12.2-J.  

1.3.1. Ação Estratégica - Relacionar o Plano de Ação 2025-2028 do PMEA-SP com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

  • Prazo: 2026
  • Indicador: Ações do Plano de Ação 2025-2028 do PMEA-SP relacionadas aos ODS
  • Órgão Responsável: Secretaria do Verde e do Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (5) Revisar (2) Excluir (1)

Veja as 6 sugestões recebidas

1.3.2. Ações Estratégicas - Ofertar oficinas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no âmbito do Edital de Credenciamento do Programa Agentes em Governo Aberto, relacionadas à pauta de Educação Ambiental.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Nº de oficinas ofertadas sobre os ODS, no âmbito do Edital de Credenciamento do Programa Agentes em Governo Aberto, relacionadas à pauta de Educação Ambiental
  • Órgão Responsável: Secretaria Executiva de Relações Institucionais  

Contribuições

Manter (6) Revisar (2) Excluir (1)

Veja as 3 sugestões recebidas

1.4. Estratégia 1.2

Focar as políticas educadoras de Primeira Infância e apoiar as ações do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) e de seus planos de ação, em especial as metas e ações focadas em Educação Ambiental.   

1.4.1. Ação Estratégica - Fortalecer a articulação entre Educação Ambiental e políticas para a primeira infância por meio do Plano de Ação da Primeira Infância 2025-2028.

  • Prazo: 2026
  • Indicador: Metas de Educação Ambiental incluídas no Plano de Ação PMPI 2025-2028
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos   

Contribuições

Manter (6) Revisar (1) Excluir (0)

Veja as 4 sugestões recebidas

1.5. Estratégia 1.3

Articular atores relevantes, como a SMUL e SMT,  e apoiar a implementação de ações de Educação Ambiental no Plano Diretor Estratégico (PDE) e demais projetos e ações educadores em mobilidade e uso e ocupação do território.

1.5.1. Ação Estratégica - Incluir Módulo Sustentabilidade no conteúdo do Treinamento de Ingresso e Atualização dos motoristas, cobradores e fiscais das empresas de ônibus e no conteúdo do Treinamento de Formação de Motoristas de ônibus elétrico.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Módulo Sustentabilidade incluído no conteúdo do Treinamento de Ingresso e Atualização dos motoristas, cobradores e fiscais das empresas de ônibus e no conteúdo do Treinamento de Formação de Motoristas de ônibus elétrico.
  • Órgão responsável: Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte e SPTrans

Contribuições

Manter (4) Revisar (3) Excluir (0)

Veja as 4 sugestões recebidas

1.5.2. Ação Estratégica - Realizar ações de incentivo à mobilidade ativa, incluindo o mapeamento e divulgação de ciclorrotas e a instalação de paraciclos na cidade ao longo das vias e em equipamentos públicos da cidade.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Nº de ações de incentivo à mobilidade ativa realizadas
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte  

Contribuições

Manter (3) Revisar (5) Excluir (0)

Veja as 5 sugestões recebidas

1.6. Estratégia 1.4

Promover articulação, sinergia de ações de EA em políticas de gestão de territórios e populações vulneráveis e áreas de risco junto aos atores competentes e Defesa Civil, SMSUB, GCM e SEHAB.   

1.6.1. Ação Estratégica

Em processo de elaboração junto aos órgãos municipais responsáveis.  

Contribuições

Manter (3) Revisar (3) Excluir (1)

Veja as 6 sugestões recebidas

1.7. Estratégia 1.5

 Apoiar SECLIMA e atores relevantes na implementação do PLANCLIMA, especialmente a ação 41 de Educação Ambiental.  

1.7.1. Ação Estratégica - Incluir na revisão do PlanClima um objetivo estratégico voltado à promoção da Educação Ambiental para o público geral, contemplando uma meta de implementação do PMEA-SP.

  • Prazo: 2026
  • Indicador: Objetivo estratégico voltado à promoção de Educação Ambiental para o público geral incluído na revisão do PlanClima
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente E Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas

Contribuições

Manter (4) Revisar (3) Excluir (0)

Veja as 4 sugestões recebidas

1.8. Estratégia 1.6

Promover articulação, sinergia de ações de EA nas políticas de saúde com SMS em planos setoriais e intersetoriais.   

1.8.1. Ação Estratégicas - Instituir projeto socioambiental em 100% das unidades com Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) com base no Diagnóstico Socioambiental PAVS e na participação da comunidade.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Projeto socioambiental instituído nas UBSs com PAVS
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Saúde  

Contribuições

Manter (2) Revisar (3) Excluir (0)

Veja as 4 sugestões recebidas

1.9. Estratégia 1.7

Promover a incorporação de parâmetros de EA na Administração Pública Municipal. 

1.9.1. Ação Estratégica - Realizar oficinas sobre o PMEA-SP para servidores da Prefeitura Municipal de São Paulo.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Nº de oficinas do PMEA-SP realizadas
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (6) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 4 sugestões recebidas

1.9.2. Ação Estratégicas - Realizar formações em Educação Ambiental e Cultura de Paz para agentes públicos da Prefeitura de São Paulo.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Nº de formações em Educação Ambiental e Cultura de Paz realizadas para agentes públicos da PMSP
  • Órgão Responsável: Prefeitura Municipal de São Paulo  

Contribuições

Manter (5) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 4 sugestões recebidas

1.10. Estratégia 1.8

Promover de forma articulada desenvolvimento de novas ações de educação ambiental, fornecendo elementos para potencializar os resultados e impactos, nos diversos segmentos da Prefeitura de São Paulo.

1.10.1. Ação Estratégicas - Identificar ações de Educação Ambiental e Cultura de Paz realizadas pela Prefeitura de São Paulo.

  • Prazo: 2026
  • Indicador: Levantamento de ações de Educação Ambiental e Cultura de Paz realizadas pela Prefeitura de São Paulo
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (4) Revisar (3) Excluir (0)

Veja as 4 sugestões recebidas

1.10.2. Ação Estratégicas - Realizar ações de Educação Ambiental e Cultura de Paz nos diversos segmentos da Prefeitura de São Paulo.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: N° de ações de Educação Ambiental e Cultura de Paz realizadas pela Prefeitura de São Paulo
  • Órgão Responsável: Prefeitura Municipal de São Paulo  

Contribuições

Manter (4) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 3 sugestões recebidas

1.11. Estratégia 1.9

Promover articulação, sinergia de ações de EA nas políticas de desenvolvimento econômico e trabalho com SMDET, em especial relacionadas ao Plano Municipal de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (Plano Rural), eixos 1.1, 2.1-2.5 e 4.1-4.2, ações 2.2.1, 2.2.2, 2.4.4, 4.1.1.  

1.11.1. Ação Estratégicas - Formar em Educação Ambiental participantes do Programa Operação Trabalho na modalidade POT Agricultura.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: N° de participantes do Programa Operação Trabalho na modalidade POT Agricultura que receberam formação em educação ambiental
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho  

Contribuições

Manter (3) Revisar (4) Excluir (0)

Veja as 5 sugestões recebidas

1.12. Estratégia 1.10

Promover articulação, sinergia de ações de EA nas políticas de segurança alimentar e nutricional, em especial com o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com atores relevantes, bem como SMDHC, SME e SMDET. 

1.12.1. Ação Estratégicas - Formar em Educação Ambiental participantes do Programa Operação Trabalho na modalidade Mães Guardiãs da Alimentação Escolar (POT Mães GAE).

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: N° de participantes na modalidade POT Mães GAE que receberam formação em Educação Ambiental
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho  

Contribuições

Manter (3) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

1.12.2. Ação Estratégicas - Fortalecer a articulação entre Educação Ambiental e políticas de segurança alimentar e nutricional, em especial com o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN).

  • Prazo: 2026
  • Indicador: Ações de Educação Ambiental incluídas no PLANSAN
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e de Abastecimento  

Contribuições

Manter (6) Revisar (0) Excluir (0)

Não recebemos sugestões

1.13. Estratégia 1.11

Apoiar a realização das ações de EA nos diversos planos setoriais e intersetoriais do município de São Paulo  

1.13.1. Ação Estratégicas - Incluir a temática de Educação Ambiental na elaboração ou revisão de planos municipais.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: N° de planos municipais com a temática de Educação Ambiental incluída na sua elaboração ou revisão
  • Órgão Responsável: Prefeitura Municipal de São Paulo  

Contribuições

Manter (4) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

2. OBJETIVO 2 – Posicionar São Paulo como capital mundial da sustentabilidade com uma ética para a preservação do meio ambiente, promoção da educação em sustentabilidade socioambiental e da cidadania.

2.1. META 2.1

ENGAJAR O SETOR PRIVADO, NOS SEUS DIVERSOS SEGMENTOS, POR MEIO DE UMA POLÍTICA DE RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO ATÉ 2034.

2.1.1. Ação Estratégicas - Elaborar política de reconhecimento e valorização do setor privado, incorporando instrumentos de reconhecimento institucional, valorização reputacional e estratégias de estímulo a iniciativas de Educação Ambiental e Cultura de Paz.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Política de reconhecimento e valorização do setor privado elaborada
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (4) Revisar (5) Excluir (1)

Veja as 8 sugestões recebidas

2.2. META 2.2

RECONHECER E VALORIZAR A ATUAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL, NOS SEUS DIVERSOS SEGMENTOS, A PARTIR DE UMA POLÍTICA DE APOIO INSTITUCIONAL E FORTALECIMENTO ATÉ 2034.  

2.2.1. Ação Estratégicas - Elaborar política de apoio institucional e de fortalecimento da sociedade civil, com mecanismos de reconhecimento e valorização de sua atuação na promoção da Educação Ambiental e da Cultura de Paz.

  • Prazo:2028
  • Indicador: Política de apoio institucional e fortalecimento da atuação da sociedade civil elaborada
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (4) Revisar (4) Excluir (0)

Veja as 6 sugestões recebidas

2.3. Estratégia 2.1

Garantir às unidades escolares o acesso e o conhecimento, disseminando o conhecimento do Plano Municipal de Educação Ambiental e as Orientações Pedagógicas de Educação Ambiental e as possíveis atualizações, caso ocorram. 

 

2.3.1. Ação Estratégicas - Apresentar as Orientações Pedagógicas de Educação Ambiental (OPEA) em 8 eventos da PMSP e parceiros da RMESP

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Nº de eventos nos quais as OPEA foram apresentadas
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (2) Revisar (4) Excluir (0)

Veja as 5 sugestões recebidas

2.3.2. Ação Estratégicas - Oferecer 12 mil vagas em formações da SME baseadas nas Orientações Pedagógicas de Educação Ambiental (OPEA) para profissionais da RMESP.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Nº de vagas oferecidas para formações da SME baseadas nas OPEA para profissionais da RMESP
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (2) Revisar (3) Excluir (0)

Veja as 4 sugestões recebidas

2.3.3. Ação Estratégicas - Promover 3 projetos especiais para a Rede Municipal de Educação de São Paulo (RMESP) RMESP baseados nas Orientações Pedagógicas de Educação Ambiental (OPEA)

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Nº de projetos especiais baseadoa na OPEA promovidos para a RMESP
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (3) Revisar (1) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

2.3.4. Ação Estratégicas - Promover 3 oficinas sobre as Orientações Pedagógicas de Educação Ambiental (OPEA)

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Nº de oficinas sobre as OPEA realizadas
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (3) Revisar (1) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

2.3.5. Ação Estratégicas - Acompanhar os acessos às Orientações Pedagógicas de Educação Ambiental (OPEA) no Acervo Digital SME

  • Prazo: Anual
  • Indicador: Nº de acessos e downloads das OPEA por ano
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (2) Revisar (0) Excluir (0)

Não recebemos sugestões

2.3.6. Ação Estratégicas - Distribuir a versão física das Orientações Pedagógicas de Educação Ambiental (OPEA) para as novas Unidades Educacionais (UEs)

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Nº de novas UEs que receberam a versão física das OPEA
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (2) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

2.3.7. Ação Estratégicas - Promover 5 ações formativas por ano para profissionais da RMESP que abordem as Orientações Pedagógicas de Educação Ambiental (OPEA).

  • Prazo: Anual
  • Indicador: Nº de ações formativas promovidas para profissionais da RMESP que abordaram as OPEA
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (1) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

2.4. Estratégia 2.2

Oferecer formação continuada para os(as) profissionais da Rede Municipal de Educação de forma direta ou por parcerias, isto é, oferecidas pela própria SME, por formadores(as) das Diretorias Regionais de Educação, ou outros formalmente reconhecidos por esta pasta.  

2.4.1. Ação Estratégicas - Oferecer 5 ações formativas que promovam Educação Ambiental Crítica para profissionais da RMESP por ano.

  • Prazo: Anual
  • Indicador: N° de ações formativas para profissionais da RMESP que promovam Educação Ambiental Crítica oferecidas pela SME
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (3) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

2.5. Estratégia 2.3

Incentivar e oportunizar a ocorrência de ações e projetos de Educação Ambiental nas regiões e nas unidades escolares. 

2.5.1. Ação Estratégicas - Promover 3 projetos especiais para a RMESP baseados nas Orientações Pedagógicas de Educação Ambiental (OPEA).

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Nº de projetos especiais baseados nas OPEA promovidos para a RMESP
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (2) Revisar (1) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

2.5.2. Ação Estratégicas - Verificar se os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) das Unidades Escolares (UEs) estão alinhados com as Orientações Pedagógicas de Educação Ambiental (OPEA).

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Nº de PPPs alinhados com as OPEA
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (2) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

2.6. Estratégia 2.4

Estabelecer parcerias formais que subsidiem ações e projetos de Educação Ambiental em todos os territórios.

2.6.1. Ação Estratégicas - Estabelecer parcerias formais que subsidiem ações e projetos de Educação Ambiental nas unidades da UMAPAZ.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Nº de parcerias firmadas
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (4) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 4 sugestões recebidas

2.6.2. Ação Estratégicas - Estabelecer parcerias formais que subsidiem ações e projetos de Educação Ambiental Crítica para a Rede Municipal de Educação de São Paulo (RMESP) em todos os territórios.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: % das DREs com ações e projetos de EA Crítica subsidiadas por parceiros formais da SME
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (3) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

2.7. Estratégia 2.5

Promoção anual do Seminário de Educação Ambiental, com a participação de profissionais da RME com a finalidade de compartilhar ações e saberes de Educação Ambiental, disseminando o conhecimento deste plano.  

2.7.1. Ação Estratégicas - Promover ao menos um Seminário de Educação Ambiental (EA) para a Rede Municipal de Educação de São Paulo (RMESP) por ano.

  • Prazo: Anual
  • Indicador: 1 Seminário EA para a RMESP realizado por ano
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (2) Revisar (4) Excluir (0)

Veja as 4 sugestões recebidas

2.8. Estratégia 2.6

Promover o acesso dos estudantes das diversas etapas e segmentos da Educação Básica, a vivências em ambiente natural (parques, Jardim Botânico, hortas urbanas, dentre outros).

 

2.8.1. Ação Estratégicas - Promover 3 formações que abordem o uso de ambientes naturais e naturalizados como espaços educadores para profissionais da Rede Municipal de Educação de São Paulo (RMESP).

  • Prazo: 2028
  • Indicador: N° de formações que abordam o uso de ambientes naturais como espaços educadores promovidos para profissonais da RMESP
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (3) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 3 sugestões recebidas

2.8.2. Ação Estratégicas - Articular com secretarias municipais e subprefeituras para manutenção dos ambientes naturais no entorno das Unidades Escolares.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: N° de reuniões de articulação com secretarias municipais e subprefeituras para manutenção dos ambientes naturais no entorno das UEs
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (3) Revisar (3) Excluir (0)

Veja as 3 sugestões recebidas

2.8.3. Ação Estratégicas - Promover ao menos uma saída pedagógica da SME para ambientes naturais por ano para cada estudantes da Rede Municipal de Educação de São Paulo (RMESP)

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: % de estudantes alcançados por saídas pedagógicas para ambientes naturais 
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (3) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 3 sugestões recebidas

2.9. Estratégia 2.7

Apoiar e incentivar a constituição das unidades escolares como Escolas Sustentáveis e Resilientes, na perspectiva contemporânea das Emergências Climáticas.

2.9.1. Ação Estratégicas - Promover 3 formações que abordem aspectos para constituição de Escolas Sustentáveis e Resilientes.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: N° de formações que abordam aspectos para a constituição de Escolas Sustentáveis e Resilientes 
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (4) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 3 sugestões recebidas

2.9.2. Ação Estratégicas - Mapear as Unidades Escolares que são "Escolas Sustentáveis e Resilientes".

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Mapeamento das as Unidades Escolares que são Escolas Sustentáveis e Resilientes realizado
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (4) Revisar (3) Excluir (0)

Veja as 3 sugestões recebidas

2.9.3. Ação Estratégicas - Promover estudo para implementação de áreas verdes e ambientes naturais nas Unidades Escolares em prédios públicos, considerando as especificida des dos territórios.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Estudo para implementação de áreas verdes e ambientes naturais nas Unidades Escolares em prédios públicos realizado
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (4) Revisar (6) Excluir (0)

Veja as 7 sugestões recebidas

2.9.4. Ação Estratégicas - Analisar o desenvolvimento do projeto piloto de eficiência energética e adaptação climática da Cooperação Setorial Estratégica entre a Cidade de São Paulo e a Cidade de Copenhague, em prédios escolares localizados na bacia hidrográfica de Guavirituba.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Temperatura média nas UE com o projeto piloto em comparação com as demais na mesma região
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (2) Revisar (4) Excluir (0)

Veja as 4 sugestões recebidas

2.10. Estratégia 2.8

Propor ações territoriais de Educação Ambiental, desenvolvidas pelas DREs envolvendo as unidades educacionais.

 

2.10.1. Ação Estratégicas - Realizar um Seminário de Educação Ambiental Territorial em todas DRE por ano.

  • Prazo: Anual
  • Indicador: % das DRE que realizaram um Seminário de EA no ano
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (3) Revisar (1) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

2.10.2. Ação Estratégicas - Realizar, anualmente, formações em Educação Ambiental Crítica Formal em cada DRE, de acordo com as especificidades territoriais.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: % das DRE que realizaram formações de Educação Ambiental de acordo com as especificidades territoriais
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (2) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

2.10.3. Ação Estratégicas - Realizar itinerâncias nas Unidades Escolares do território para acompanhar as ações de EA Crítica Formal anualmente.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: N° de UEs acompanhadas por itinerâncias
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (5) Revisar (0) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

2.11. Estratégia 2.9

Instituir comissões ambientais, de modo escalonado, na SME, DREs e UEs durante a vigência deste plano até que se atinja a totalidade das escolas do município.

 

2.11.1. Ação Estratégicas - Elaborar Instrução Normativa sobre comissões ambientais na Rede Municipal de Educação de São Paulo

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Instrução Normativa publicada
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (6) Revisar (0) Excluir (0)

Não recebemos sugestões

2.11.2. Ação Estratégicas - Promover 3 formações que abordem a importância e a implementação de coletivos estudantis para a EA Crítica Formal para profissionais da RMESP.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Nº de formações que abordem a importância e a implementação de coletivos estudantis para a EA  Crítica Formal para profissionais da RMESP. 
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (1) Revisar (3) Excluir (0)

Veja as 3 sugestões recebidas

2.11.3. Ação Estratégicas - Realizar 3 ações que promovam o engajamento de coletivos estudantis e criação de grupos de diálogo

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Nº ações que promovam o engajamento de coletivos estudantis e criação de grupos de diálogo
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (1) Revisar (3) Excluir (0)

Veja as 3 sugestões recebidas

2.12. Estratégia 2.10

Incentivar e monitorar anualmente, o desenvolvimento de projetos e ações de Educação Ambiental, nos territórios das treze DREs.

 

2.12.1. Ação Estratégicas - Criar mecanismo para reporte e monitoramento da Educação Ambiental Crítica na RMESP observada durante itinerâncias

  • Prazo: 2027
  • Indicador: Mecanismo para reporte e monitoramento criado
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (3) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

2.12.2. Ação Estratégicas - Elaborar 13 Planos de Ação de Educação Ambiental (PAEAs) para as Diretorias Regionais de Ensino (DREs).

  • Prazo: 2028
  • Indicador: PAEAs elaborados para as DREs
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (4) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

2.12.3. Ação Estratégicas - Realizar itinerâncias nas UEs do território para acompanhar as ações de EA Crítica Formal anualmente

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: N° de UEs acompanhadas por itinerâncias
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (2) Revisar (0) Excluir (0)

Não recebemos sugestões

2.12.4. Ação Estratégicas - Promover a formação de supervisores escolares para incorporar a perspectiva da EA Crítica em suas ações de acompanhamento das UEs e na análise dos PPPs

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Nº de ações formativas sobre o OPEA realizadas com os supervisores
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (3) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

2.12.5. Ação Estratégicas - Realizar formação continua com encontros mensais para pontos focais de EA das 13 DREs

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: N° de formações realizadas com as DRE
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (2) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

2.13. Estratégia 2.11

Articular ações, de diversas naturezas, para promoção dos Planos de Ação Climática (PlanClima) e Plano de Prevenção de Chuvas de Verão (PPCV), junto às unidades educacionais.

2.13.1. Ação Estratégicas - Promover 3 ações em parceria com SECLIMA até 2030

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Nº de ações realizadas em parceria com SECLIMA
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (2) Revisar (3) Excluir (0)

Veja as 4 sugestões recebidas

2.13.2. Ação Estratégicas - Participar das reuniões da Comissão do Plano de Chuvas

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: N° de reuniões do comitê que o NEA participou
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (2) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

2.14. Estratégia 2.12

Desenhar editais para acordos de cooperação com critérios inovadores de EA, como Soluções baseadas na Natureza.

 

2.14.1. Ação Estratégicas - Estabelecer ao menos 3 acordos de cooperação que subsidiem ações e projetos de Educação Ambiental Crítica inovadora para a RMESP

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Nº de acordos de cooperação estabelecidos
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (1) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

2.14.2. Ação Estratégicas - Desenhar um edital para acordo de cooperação com critérios inovadores de EA, como Soluções baseadas na Natureza, para ações na RMESP até 2028.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Edital Elaborado
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (2) Revisar (4) Excluir (0)

Veja as 5 sugestões recebidas

2.14.3. Ação Estratégicas - Desenhar 3 editais para acordos de cooperação com critérios inovadores de EA

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Nº de acordos de cooperação elaborados
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (2) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

2.15. Estratégia 2.13

Desenhar ou fortalecer o calendário de Eventos de EA no município de São Paulo.

2.15.1. Ação Estratégicas - Estabelecer cronograma anual de ações e projetos especiais de EA Crítica Formal

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Cronograma estabelecido e divulgado anualmente
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (3) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

2.15.2. Ação Estratégicas - Elaborar calendário de eventos de Educação Ambiental no município de São Paulo.

  • Prazo: 2026
  •  Indicador: Calendário de eventos de EA no município de São Paulo elaborado
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (3) Revisar (0) Excluir (0)

Não recebemos sugestões

2.16. Estratégia 2.14

Estimular a pauta de EA, baseada em educomunicação, junto a meios de comunicação, ONGs, coletivos, movimentos sociais, universidades e centros de pesquisa.

2.16.1. Ação Estratégicas - Promover 3 ações formativas de Educação Ambiental Crítica Formal com base em Educomunicação em parceria com universidades e organizações sociais para a RMESP

  • Prazo: 2028
  • Indicador: N° de ações formativas de Educação Ambiental Crítica Formal com base em Educomunicação em parceria com universidades e organizações sociais para a RMESP
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (1) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

2.16.2. Ação Estratégicas - Promover 3 ações de EA baseadas em Educomunicação

  • Prazo: 2028
  • Indicador: N° de ações de EA baseadas em educomunicação ambiental realizadas
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (2) Revisar (3) Excluir (0)

Veja as 3 sugestões recebidas

2.17. Estratégia 2.15

Produzir e publicar materiais de divulgação do PMEA: infográficos, cartilhas, vídeos, etc, bem como de setores responsáveis pela gestão e realização de ações de Educação Ambiental.

2.17.1. Ação Estratégicas - Divulgar dados atualizados de ações promovidas pela SME de Educação Ambiental Crítica Formal na RMESP no site oficial do Núcleo de Educação Ambiental

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Dados atualizados periodicamente no site oficial do NEA
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (2) Revisar (0) Excluir (0)

Não recebemos sugestões

2.17.2. Ação Estratégicas - Elaborar plano de comunicação do PMEA-SP.

  • Prazo: 2027
  • Indicador: Plano de comunicação do PMEA elaborado
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (2) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

3. OBJETIVO 3 – Fortalecer a gestão e a governança da política de educação ambiental.

3.1. META 3.1

CRIAR 80 PLANOS DE AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE EQUIPAMENTOS PÚBLICOS E SOCIAIS ATÉ 2029 E 160 ATÉ 2034.  

3.1.1. Ação Estratégicas - Elaborar 20 Planos de Ação de Educação Ambiental (PAEAs) para Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

  • Prazo: 2028
  • Indicador: PAEAs elaborados para UBSs
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Saúde  

Contribuições

Manter (2) Revisar (4) Excluir (0)

Veja as 4 sugestões recebidas

3.2. META 3.2

APOIAR E FOMENTAR A ESTRUTURAÇÃO DE UMA REDE DE EDUCADORES AMBIENTAIS DA CIDADE DE SÃO PAULO ATÉ 2029.

3.2.1. Ação Estratégicas - Estruturar uma rede municipal de educadores ambientais de São Paulo, promovendo articulação, troca de experiências e fortalecimento das iniciativas em Educação Ambiental e Cultura de Paz.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Rede municipal de educadores ambientais de São Paulo estruturada
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (3) Revisar (4) Excluir (0)

Veja as 5 sugestões recebidas

3.2.2. Ação Estratégicas - Estruturar formação integrada para educadores ambientais, articulando e conectando diferentes iniciativas e formadores em uma trilha formativa comum, ofertada pela UMAPAZ.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Formação integrada para educadores ambientais estruturada
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (1) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

3.3. META 3.3

ARTICULAR E ORGANIZAR 2 CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATÉ 2029.

3.3.1. Ação Estratégicas - Realizar 1 (uma) Conferência Municipal específica de Educação Ambiental.

  • Prazo: 2027
  •  Indicador: 1 (uma) conferência municipal específica de Educação Ambiental realizada
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (3) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 4 sugestões recebidas

3.4. META 3.4

PROMOVER AO MENOS 1 ENCONTRO ANUAL PARA MONITORAMENTO DO PMEA, COM PARTICIPAÇÃO DE AO MENOS UM REPRESENTANTE DE CADA CADES REGIONAL.  

3.4.1. Ação Estratégicas - Realizar, ao menos, 1 (um) encontro anual dos CADES Regionais para monitoramento do PMEA-SP.

  • Prazo: Anual
  • Indicador: 1 (um) encontro anual dos CADES Regionais para monitoramento do PMEA-SP realizado
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (4) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 4 sugestões recebidas

3.5. Estratégia 3.1

Assegurar condições para a efetivação da gestão democrática da educação ambiental, prevendo recursos financeiros e apoio técnico.

 

3.5.1. Ação Estratégicas - Participar ativamente das oficinas de cocriação do 4º Plano de Ação em Governo Aberto, apresentando e engajando os participantes nas pautas de sustentabilidade e educação ambiental, e contribuindo para a construção do Plano de Ação.

  • Prazo: 2026
  • Indicador: N° de oficinas de cocriação do 4º Plano de Ação em Governo Aberto em que a SVMA participou
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e Secretaria Executiva de Relações Institucionais  

Contribuições

Manter (3) Revisar (0) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

3.5.2. Ação Estratégicas - Inserir, ao menos, uma formação ou atividade prática ligada à sustentabilidade e educação ambiental no calendário de reuniões do Comitê Intersecretarial de Governo Aberto da Cidade de São Paulo (CIGA-SP).

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Ao menos uma formação ou atividade prática ligada à sustentabilidade e educação ambiental inserida no calendário de reuniões do CIGA-SP
  • Órgão Responsável: Secretaria Executiva de Relações Institucionais  

Contribuições

Manter (2) Revisar (0) Excluir (0)

Não recebemos sugestões

3.5.3. Ação Estratégicas - Submeter uma ação relacionada a Governo Aberto e Educação Ambiental no Desafio da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP) OGP Challenge.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Ação relacionada a governo aberto e educação ambiental submetida ao Desafio da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP) OGP Challenge
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e Secretaria Executiva de Relações Institucionais  

Contribuições

Manter (2) Revisar (0) Excluir (0)

Não recebemos sugestões

3.5.4. Ação Estratégicas - Realizar oficinas sobre o PMEA-SP para instâncias de controle social.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: N° de oficinas sobre o PMEA-SP realizadas para instâncias de controle social
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (1) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

3.5.5. Ação Estratégicas - Criar editais específicos para ações de Educação Ambiental no Fundo Especial de Meio Ambiente (FEMA).

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: N° de editais específicos para ações de Educação Ambiental no Fundo Especial de Meio Ambiente (FEMA) criados
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (2) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

3.6. Estratégia 3.2

Aprimorar mecanismos efetivos de controle social e acompanhamento das políticas de educação ambiental no município de São Paulo.

3.6.1. Ação Estratégicas - Atualizar página do PMEA-SP no site da Prefeitura de São Paulo.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Página do PMEA-SP no site da Prefeitura de São Paulo atualizada no mínimo 1 uma vez por ano
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (2) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

3.6.2. Ação Estratégicas - Disponibilizar informações sobre o PMEA-SP no Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental (MonitoraEA).

  • Prazo: 2027
  • Indicador: Informações sobre o PMEA-SP disponibilizadas no Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental (MonitoraEA)
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (2) Revisar (0) Excluir (0)

Não recebemos sugestões

3.6.3. Ação Estratégicas - Elaborar balanços anuais do PMEA-SP.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Balanços anuais do PMEA-SP elaborados
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (1) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

3.6.4. Ação Estratégicas - Elaborar um painel de visualização dos dados do PMEA-SP inseridos no SMAE.

  • Prazo: 2027
  • Indicador: Painel de visualização dos dados do PMEA-SP disponibilizado na página do PMEA-SP no site da PMSP
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (1) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

3.7. Estratégia 3.3

Atualizar e elaborar Diretrizes Temáticas para a Educação Ambiental nas áreas temáticas definidas pela política municipal, de modo a orientar o desenvolvimento dessas ações específicas de educação ambiental.  

3.7.1. Ação Estratégicas - Elaborar o Projeto Político-Pedagógico da UMAPAZ alinhado à Política Municipal de Educação Ambiental e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

  • Prazo: 2026
  • Indicador: Projeto Político-Pedagógico da UMAPAZ alinhado à Política Municipal de Educação Ambiental e aos ODS elaborado
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (1) Revisar (3) Excluir (0)

Veja as 3 sugestões recebidas

3.8. Estratégia 3.4

Revisar o PMEA de modo intermediário em 2029 e no final do seu horizonte de planejamento em 2033.  

3.8.1. Ação Estratégicas - Planejar a Conferência Municipal de Educação Ambiental de 2029 para subsidiar a revisão do PMEA-SP.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Conferência Municipal de Educação Ambiental de 2029 planejada para subsidiar a revisão do PMEA-SP
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (2) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

3.9. Estratégia 3.5

Promover a integração das inicativas e planos de educação ambiental mapeadas com as ações realizadas por instituições governamentais, nos níveis metropolitano, regional, estadual, federal e internacional.  

3.9.1. Ação Estratégicas - Estabelecer iniciativas que promovam, no âmbito da Educação Ambiental, a integração da Prefeitura de São Paulo com instituições governamentais, nos níveis metropolitano, regional, estadual, federal e internacional.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: N° de iniciativas que promovam a integração intergovernamental no âmbito da Educação Ambiental estabelecidas
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (2) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

3.10. Estratégia 3.6

Assegurar a articulação do PMEA com os diversos instrumentos de planejamento e vice-versa, prezando pelo alinhamento entre as proposições e respeitando as periodicidades e particularidades de cada instrumento.  

3.10.1. Ação Estratégicas - Incluir meta de Educação Ambiental no Programa de Metas 2025-2028 da Prefeitura de São Paulo (PMSP).

  • Prazo: 2025
  • Indicador: Meta de Educação Ambiental incluída no Programa de Metas 2025-2028 da Prefeitura de São Paulo (PMSP).
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Planejamento e Eficiência  

Contribuições

Manter (3) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

3.11. Estratégia 3.7

Desenhar interface multinível de gestão de dados, alinhada com exigências legais e administrativas.  

3.11.1. Ação Estratégicas - Desenvolver sistema de gestão escolar da UMAPAZ e aprimorar a gestão de dados.

  • Prazo: 2026
  • Indicador: Sistema de gestão escolar da UMAPAZ desenvolvido e gestão de dados aprimorada
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (2) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

3.12. Estratégia 3.8

Melhorar o desempenho na execução da despesa com ações EA e formalizá-las nos documentos oficiais de planejamento do Município de São Paulo.  

3.12.1. Ação Estratégicas - Fomentar a participação de servidores da UMAPAZ em atividades formativas sobre licitações, contratos e emendas parlamentares.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: N° participações de servidores da UMAPAZ em atividades formativas sobre licitações, contratos e emendas parlamentares
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (3) Revisar (1) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

3.13. Estratégia 3.9

Concentrar as atividades de articulação e interlocução local, regional, estadual, nacional e internacional colaborativamente nos setores responsáveis pela política de educação ambiental formal e não-formal.  

3.13.1. Ação Estratégicas - Realizar eventos que promovam a integração das ações de Educação Ambiental nos níveis metropolitano, regional, estadual, federal e internacional.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: N° eventos que promovam a integração das ações de Educação Ambiental nos níveis metropolitano, regional, estadual, federal e internacional realizados
  • Órgão Responsável: Prefeitura Municipal de São Paulo (Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação)  

Contribuições

Manter (3) Revisar (0) Excluir (0)

Não recebemos sugestões

3.14. Estratégia 3.10

Mapear continua e amplamente e incluir setores da Administração Municipal que executem ou apoiem ações de Educação Ambiental, como a Guarda Civil Metropolitana e as Inspetorias de Defesa Ambiental, nas instâncias de decisão e controle da implementação do PMEA.

3.14.1. Ação Estratégicas - Criar uma instância formal de monitoramento e avaliação do PMEA-SP.

  • Prazo: 2026
  • Indicador: Instância formal de monitoramento e avaliação do PMEA-SP criada
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (2) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

3.14.2. Ação Estratégicas - Elaborar mapeamento das organizações governamentais e não-governamentais de Educação Ambiental.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Mapeamento das organizações governamentais e não-governamentais de Educação Ambiental elaborado
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (1) Revisar (3) Excluir (0)

Veja as 3 sugestões recebidas

3.15. Estratégia 3.11

Buscar parceria com setores, órgãos do Poder Legislativo e Judiciário, bem como órgãos associados à Administração da Justiça e de Defesa de Direitos, Defensoria Pública, Ministério Público, Ouvidorias, Conselhos Tutelares.  

3.15.1. Ação Estratégicas - Prospectar parcerias com órgãos do Poder Legislativo e Poder Judiciário.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: N° de parcerias com órgãos do Poder Legislativo e Poder Judiciário prospectadas
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (2) Revisar (0) Excluir (0)

Não recebemos sugestões

4. OBJETIVO 4: Mapear, articular e apoiar a gestão sistêmica e a implementação de todas as políticas públicas, em sentido amplo, e de iniciativas da sociedade civil de educação socioambiental.

4.1. META 4.1

ATÉ 2029 ESTABELECER SISTEMA DE MONITORAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESENVOLVIDAS NA PREFEITURA DE SÃO PAULO, DEFININDO PARÂMETROS PARA SEU REGISTRO E AVANÇANDO NA SISTEMATIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO (SIEA-SP).                 

4.1.1. Ação Estratégicas - Inserir objetivos, metas e estratégias do PMEA-SP no Sistema de Monitoramento e Acompanhamento Estratégico (SMAE) da Prefeitura de São Paulo.

  • Prazo: 2026
  • Indicador: Plano de Ação 2025-2028 do PMEA-SP cadastrado no SMAE
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Planejamento e Eficiência  

Contribuições

Manter (1) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

4.1.2. Ação Estratégicas - Cadastrar o Plano de Ação 2025-2028 do PMEA-SP no Sistema de Monitoramento e Acompanhamento Estratégico (SMAE).

  • Prazo: 2026
  • Indicador: Plano de Ação 2025-2028 do PMEA-SP cadastrado no SMAE
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Planejamento e Eficiência  

Contribuições

Manter (3) Revisar (0) Excluir (0)

Não recebemos sugestões

4.2. META 4.2

ELABORAR 3 PLANOS DE AÇÃO SETORIAIS DE EA ATÉ 2029 E 5 PLANOS REGIONAIS DE EA ATÉ 2034.

4.2.1. Ação Estratégicas - Elaborar o Plano de Educação Ambiental da SELIMP.

  • Prazo: 2026
  • Indicador: Plano de Educação Ambiental da SELIMP elaborado
  • Órgão Responsável: Secretaria Executiva de Limpeza Urbana  

Contribuições

Manter (1) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

4.2.2. Ação Estratégicas - Elaborar o Plano de Educação Ambiental da SMS.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Plano de Educação Ambiental da SMS elaborado
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Saúde  

Contribuições

Manter (2) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

4.2.3. Ação Estratégicas - Elaborar o Plano de Educação Climáica da SECLIMA.

  • Prazo: 2026
  • Indicador: Plano de Educação Climática da SECLIMA elaborado
  • Órgão Responsável: Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas  

Contribuições

Manter (2) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

4.2.4. Ação Estratégicas - Elaborar o Plano Regional de Educação Ambiental Oeste (PREA-Oeste), por meio da UMAPAZ Previdência.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Plano Regional de Educação Ambiental Oeste elaborado
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (4) Revisar (1) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

4.2.5. Ação Estratégicas - Elaborar o Plano Regional de Educação Ambiental Sul (PREA-Sul), por meio da Escola de Agroecologia de Parelheiros (EAP) e da UMAPAZ Sede.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Plano Regional de Educação Ambiental Sul elaborado
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (4) Revisar (1) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

4.2.6. Ação Estratégicas - Elaborar o Plano Regional de Educação Ambiental Leste (PREA-Leste), por meio da UMAPAZ Carmo.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Plano Regional de Educação Ambiental Leste elaborado
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (3) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

4.2.7. Ação Estratégicas - Elaborar o Plano Regional de Educação Ambiental Norte (PREA-Norte), por meio da UMAPAZ Bispo.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Plano Regional de Educação Ambiental Norte elaborado
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (2) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

4.2.8. Ação Estratégicas - Elaborar o Plano Regional de Educação Ambiental Centro (PREA-Centro), por meio da UMAPAZ Luz.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Plano Regional de Educação Ambiental Centro elaborado
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (3) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

4.3. Estratégia 4.1

Sistematizar e promover a integração das ações de EA da Prefeitura, especialmente das coordenações, diretorias e divisões da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente com foco em seus equipamentos públicos e sociais.

4.3.1. Ação Estratégicas - Definir um cronograma de reuniões periódicas sobre Educação Ambiental com coordenações da SVMA.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Calendário anual de reuniões sobre EA com Coordenações da SVMA definido
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (2) Revisar (0) Excluir (0)

Não recebemos sugestões

4.3.2. Ação Estratégicas - Realizar iniciativas que abordem justiça climática e racismo ambiental na SVMA.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Nº de iniciativas realizadas que abordem justiça climática e racismo ambiental
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (4) Revisar (1) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

4.4. Estratégia 4.2

Apoiar a implementação do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU), especialmente em relação às seguintes ações de Educação Ambiental constando no Plano: 3, 7, 8, 10, 11, 12, 13, 14, 17, 18, 19, 21, 22, 25, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 47, 48, 49, 54, 56, 57, 60, 90, 95, 151, 163, 168. 

 

4.4.1. Ação Estratégicas - Elaborar cartilha em linguagem simples sobre arborização para o público geral.

  • Prazo: 2026
  • Indicador: Cartilha sobre arborização para público geral elaborada
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (3) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 3 sugestões recebidas

4.4.2. Ação Estratégicas - Elaborar material de orientação para as equipes responsáveis pelas ações de plantio.

  • Prazo: 2027
  • Indicador: Material de orientação sobre ações de plantio elaborado
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (2) Revisar (3) Excluir (0)

Veja as 3 sugestões recebidas

4.4.3. Ação Estratégicas - Realizar formações de sensibilização em educação ambiental para as equipes responsáveis pelas ações de plantio.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Nº de formações de sensibilização ambiental para as equipes de plantio realizadas
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (3) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 3 sugestões recebidas

4.5. Estratégia 4.3

Apoiar a implementação do Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (PLANPAVEL), especialmente em relação às seguintes ações de EA constando no Plano: 1, 3, 7, 8, 11, 12, 16, 19, 26, 27, 29, 32, 35, 45, 51, 55, 60, 63, 65 e 72.  

4.5.1. Ação Estratégicas - Promover formação e capacitação em agroecologia e permacultura para consolidação das hortas urbanas.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Nº de formações sobre hortas urbanas
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (5) Revisar (1) Excluir (0)

Veja as 3 sugestões recebidas

4.6. Estratégia 4.4

Apoiar a implementação do Plano de Conservação e Recuperação de Áreas Prestadoras de Serviços Ambientais (PMSA), especialmente em relação às seguintes ações de EA constando no Plano: 7.4, 7.5, 7.6, 8.8 e 7.8.1. 

 

4.6.1. Ação Estratégicas - Definir a Escola de Agroecologia de Parelheiros (EAP) como coordenadora da Câmara Técnica de EA da Área de Proteção Ambiental - APA Capivari-Monos.

  • Prazo: 2025
  • Indicador: EAP definida como coordenadora da Câmara Técnica de EA da APA Capivari-Monos
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (4) Revisar (0) Excluir (0)

Não recebemos sugestões

4.6.2. Ação Estratégicas - Incluir uma linha de Educação Ambiental no próximo edital de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

  • Prazo: 2026
  • Indicador: Linha de EA incluída no edital de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (4) Revisar (0) Excluir (0)

Não recebemos sugestões

4.6.3. Ação Estratégicas - Oferecer formações em Educação Ambiental aos provedores de Pagamento por Serviços Ambientais PSA.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: N° de formações oferecidas aos provedores de PSA
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (4) Revisar (0) Excluir (0)

Não recebemos sugestões

4.6.4. Ação Estratégicas - Oferecer formações em Educação Ambiental para pessoas que residem e/ou atuam em áreas protegidas.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: N° de formações oferecidas para pessoas que residem e/ou atuam em áreas protegidas
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (4) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

4.6.5. Ação Estratégicas - Identificar ações de Educação Ambiental prioritárias nos territórios com maior incidência de crimes ambientais.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Mapeamento contínuo de áreas prioritárias para atendendimento de EA
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (4) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

4.7. Estratégia 4.5

Apoiar a implementação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), com foco nas oito ações de EA.  

4.7.1. Ação Estratégicas - Realizar ações de Educação Ambiental voltados à recuperação e conservação do Bioma Mata Atlântica em alinhamento ao Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA).

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: N° de ações de Educação Ambiental voltados à recuperação e conservação do Bioma Mata Atlântica em alinhamento ao PMMA realizadas
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (4) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

4.8. Estratégia 4.6

Apoiar a realização das metas e estratégias do PME e dos Planos das DREs, especialmente as que tem relação com EA, metas 3 e 10, estratégias 3.25 e 10.12.   Articular atores relevantes para a política de gestão de resíduos sólidos, bem como SELIMP, SPRegula e SMSUB, na realização das ações de EA, em especial as previstas no PGIRS.

4.8.1. Ação Estratégicas - Incluir menção ao PMEA-SP no Plano Municipal de Educação (PME) revisado.

  • Prazo: 2026
  • Indicador: Menção ao PMEA-SP no PME revisado
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (3) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

4.8.2. Ação Estratégicas - Oferecer atividades formativas em EA para profissionais da Rede Municipal de Educação de São Paulo (RMESP)

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: N° de atividades ofertadas para os profissionais da RME
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal de Educação  

Contribuições

Manter (3) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

4.8.3. Ação Estratégicas - Realizar exposição semestral de produções dos estudantes da RMESP na Mostra UMAPAZ.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Exposição semestral de produções de estudantes da RMESP na Mostra UMAPAZ
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (3) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

4.9. Estratégia 4.7

Fomentar a Educação Ambiental como diretriz fundamental para a formulação e implementação dos planos municipais.   

4.9.1. Ação Estratégicas - Identificar as ações de Educação Ambiental nos planos setoriais e intersetoriais do município de São Paulo.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Relatório com as ações de Educação Ambiental identificadas nos planos setoriais e intersetoriais do município de São Paulo
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (3) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

4.10. Estratégia 4.8

 Articular atores relevantes para a política de gestão de resíduos sólidos, bem como SELIMP, SPRegula e SMSUB, na realização das ações de EA, em especial as previstas no PGIRS.

4.10.1. Ação Estratégicas - Padronizar a linguagem das ações de EA realizadas em escolas e outras instituições.

  • Prazo: 2026
  • Indicador: Documento orientador para ações de EA em escolas e outras instituições elaborado.
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (3) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

4.10.2. Ação Estratégicas - Oferecer ações de conscientização e revitalização de pontos viciados e de áreas degradadas em função do descarte irregular

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Nº de ações de EA de conscientização e revitalização de pontos viciados e de áreas degradadas em função do descarte irregular
  • Órgão Responsável: Secretaria Executiva de Limpeza Urbana  

Contribuições

Manter (4) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

4.10.3. Ação Estratégicas - Difundir o conhecimento sobre gestão de resíduos e reciclagem por meio de visitas monitoradas em unidades operacionais, Pátios de Compostagem e EcoPontos.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Nº de visitas monitoradas em unidades operacionais, Pátios de Compostagem e EcoPontos
  • Órgão Responsável: Secretaria Executiva de Limpeza Urbana e SP Regula  

Contribuições

Manter (4) Revisar (4) Excluir (0)

Veja as 5 sugestões recebidas

4.10.4. Ação Estratégicas - Desenvolver ações de conscientização direta com a população, incluindo campanhas porta a porta, eventos, palestras e cursos sobre gestão de resíduos, descarte correto, logística reversa e economia circular.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Nº atendidos nas ações de Educação Ambiental realizadas
  • Órgão Responsável: Secretaria Executiva de Limpeza Urbana e SP Regula  

Contribuições

Manter (4) Revisar (3) Excluir (0)

Veja as 4 sugestões recebidas

4.10.5. Ação Estratégicas - Promover ações de Educação Ambiental em prédios públicos, condomínios e pontos de coleta, orientando sobre a destinação correta dos resíduos e acompanhando a utilização dos equipamentos.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: N° de ações realizadas em    prédios públicos, condomínios e pontos de coleta
  • Órgão Responsável: SP Regula  

Contribuições

Manter (5) Revisar (3) Excluir (0)

Veja as 4 sugestões recebidas

4.10.6. Ação Estratégicas - Incluir ações de Educação Ambiental na revisão do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PGIRS.

  • Prazo: 2026
  • Indicador: Ações de Educação Ambiental incluídas na revisão do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PGIRS
  • Orgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (4) Revisar (3) Excluir (0)

Veja as 4 sugestões recebidas

4.11. Estratégia 4.9

Divulgar amplamente as ações de educação ambiental desenvolvidas na Prefeitura de São Paulo. 

4.11.1. Ação Estratégicas - Divulgar trimestralmente via lista de contatos de e-mail cadastrados um Boletim de Educação Ambiental para os servidores da PMSP.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Boletim trimestral de EA enviado
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (4) Revisar (0) Excluir (0)

Não recebemos sugestões

4.11.2. Ação Estratégicas - Desenvolver ações de comunicação relacionadas à Educação Ambiental e Cultura de Paz.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Nº de ações de comunicação relacionadas à Educação Ambiental e Cultura de Paz desenvolvidas pela PMSP
  • Órgão Responsável: Prefeitura Municipal de São Paulo  

Contribuições

Manter (3) Revisar (3) Excluir (0)

Veja as 3 sugestões recebidas

4.11.3. Ação Estratégicas - Propor anualmente editais de Educação Ambiental em Unidades de Conservação municipais, para fortalecimentos das entidades locais.

  • Prazo: Anual
  • Indicador: Nº de editais de Educação Ambiental em Unidades de Conservação municipais propostos anualmente
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (2) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

4.12. Estratégia 4.10

Privilegiar e aprofundar a atuação dos parques públicos municipais, unidades de conservação e outros tipos de espaços verdes, incluindo praças e hortas comunitárias, enquanto territórios educadores em meio ambiente, bem como fomentar a colaboração com espaços de mesma natureza estaduais e de outros municípios.

4.12.1. Ação Estratégicas - Realizar formação continuada anual sobre sensibilização ambiental para os condutores ambientais das Unidades de Conservação.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Formação anual sobre sensibilização ambiental para os condutores ambientais UCs realizada
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (3) Revisar (3) Excluir (0)

Veja as 4 sugestões recebidas

4.12.2. Ação Estratégicas - Realizar formação anual em Educação Ambiental para os gestores das Unidades de Conservação.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Formação anual destinada a gestores de UCs realizada
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (2) Revisar (3) Excluir (0)

Veja as 3 sugestões recebidas

4.12.3. Ação Estratégicas - Oferecer atividades de Educação Ambiental nos parques públicos municipais.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Nº de atividades oferecidas nos parques municipais
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (3) Revisar (4) Excluir (0)

Veja as 4 sugestões recebidas

4.12.4. Ação Estratégicas - Implementar um projeto piloto de Educação Ambiental em parques nas áreas de abrangência das unidades descentralizadas da UMAPAZ.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Um projeto piloto implementado por área de abrangência
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (3) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

4.12.5. Ação Estratégicas - Oferecer formação em sensibilização ambiental para os participantes do POT Parques desenvolverem atividades de Educação Ambiental nos parques.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Nº turmas de formação em sensibilização ambiental oferecidas para beneficiários do POT Parques
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho  

Contribuições

Manter (4) Revisar (2) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

5. OBJETIVO 5: Disseminar informação e difundir conhecimento de EA para promoção de comportamentos e ações individuais, coletivas, corporativas diante da emergência climática.

5.1. META 5.1

ATINGIR 500 MIL PESSOAS COM CAMPANHAS, CURSOS E MEDIDAS DE DIFUSÃO E DIVULGAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATÉ 2034.    

5.1.1. Ação Estratégicas - Atender 50 mil pessoas com ações de Educação Ambiental.

  • Prazo: 2025
  • Indicador: Nº de participantes em ações de EA
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (4) Revisar (1) Excluir (1)

Veja a sugestão recebida

5.1.2. Ação Estratégicas - Atender 60 mil pessoas com ações de Educação Ambiental.

  • Prazo: 2026
  • Indicador: Nº de participantes em ações de EA
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (3) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

5.1.3. Ação Estratégicas - Atender 60 mil pessoas com ações de Educação Ambiental.

  • Prazo: 2027
  • Indicador: Nº de participantes em ações de EA
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (2) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

5.1.4. Ação Estratégicas - Atender 70 mil pessoas com ações de Educação Ambiental.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Nº de participantes em ações de EA
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (3) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

5.2. META 5.2

FORMAR 5 MIL SERVIDORES DA PREFEITURA EM EA ATÉ 2034.

5.2.1. Ação Estratégicas - Emitir 400 certificados de cursos em Educação Ambiental e Cultura de Paz para servidores da PMSP.

  • Prazo: 2025
  • Indicador: Nº de certificados emitidos para servidores da PMSP
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (2) Revisar (4) Excluir (0)

Veja as 4 sugestões recebidas

5.2.2. Ação Estratégicas - Emitir 500 certificados de cursos em Educação Ambiental e Cultura de Paz para servidores da PMSP.

  • Prazo: 2026
  • Indicador: Nº de certificados emitidos para servidores da PMSP
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (3) Revisar (4) Excluir (0)

Veja as 4 sugestões recebidas

5.2.3. Ação Estratégicas - Emitir 500 certificados de cursos em Educação Ambiental e Cultura de Paz para servidores da PMSP.

  • Prazo: 2027
  • Indicador: Nº de certificados emitidos para servidores da PMSP
  • Orgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (3) Revisar (4) Excluir (0)

Veja as 4 sugestões recebidas

5.2.4. Ação Estratégicas - Emitir 600 certificados de cursos em Educação Ambiental e Cultura de Paz para servidores da PMSP.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Nº de certificados emitidos para servidores da PMSP
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (2) Revisar (4) Excluir (0)

Veja as 4 sugestões recebidas

5.3. Estratégia 5.1

Fortalecer a disseminação da temática de soluções baseadas na natureza, incluindo a jardinagem e paisagismo, com foco ecológico e produtivo.  

5.3.1. Ação Estratégicas - Difundir o conhecimento em jardinagem e paisagismo por meio de atividades da Escola Municipal de Jardinagem (EMJ).

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Nº de participantes em atividades da EMJ
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (4) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

5.4. Estratégia 5.2

Difundir processos agroecológicos e aprofundar a articulação com a comunidade rural do município.  

5.4.1. Ação Estratégicas - Difundir o conhecimento em processos agroecológicos por meio de atividades da Escola de Agroecologia de Parelheiros (EAP).

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Nº de participantes em atividades da EAP
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (3) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

5.5. Estratégia 5.3

 Disseminar e fortalecer as metodologias de cultura de paz no município de São Paulo.  

5.5.1. Ação Estratégicas - Formar servidores da PMSP em Cultura de Paz.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Nº de certificados emitidos em formações sobre cultura de paz para servidores da PMSP
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (2) Revisar (2) Excluir (1)

Veja as 2 sugestões recebidas

5.6. Estratégia 5.4

Articular e promover a formação de escolas sustentáveis no município de São Paulo.  

5.6.1. Ação Estratégicas - Formar profissionais da Rede Municipal de Ensino em Educação Ambiental e Cultura de Paz pela UMAPAZ.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Nº de certificados emitidos para professores da RME pela UMAPAZ
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (3) Revisar (3) Excluir (1)

Veja as 4 sugestões recebidas

5.7. Estratégia 5.5

Promover espaços, saberes e iniciativas que aprofundem a relação entre infância e natureza.  

5.7.1. Ação Estratégicas - Oferecer atividades de Educação Ambiental e Cultura de Paz voltadas ao público infantil.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Nº de atividades voltadas para o público infantil
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (3) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

5.8. Estratégia 5.6

Incorporar a abordagem de mitigação e adaptação às mudanças climáticas nos diversos processos educativos.  

5.8.1. Ação Estratégicas - Incorporar a abordagem de mitigação e adaptação às mudanças climáticas nas atividades da UMAPAZ.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: % de atividades da UMAPAZ que incorporaram a abordagem de mitigação e adaptação às mudanças climáticas
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (3) Revisar (4) Excluir (0)

Veja as 4 sugestões recebidas

5.9. Estratégia 5.7

Promover a alfabetização ecológica e científica para a inovação.

5.9.1. Ação Estratégicas - Difundir o conhecimento em astronomia por meio de sessões realizadas nos Planetários Municipais.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Nº de participantes de sessões de planetário 
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (4) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

5.9.2. Ação Estratégicas - Difundir o conhecimento em astronomia por meio de atividades educativas realizadas nos Planetários Municipais.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Nº de atividades promovidos pelos planetários municipais
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (4) Revisar (0) Excluir (0)

Não recebemos sugestões

5.10. Estratégia 5.8

Propagar metodologias ativas e integrativas como recursos educativos prioritários.  

5.10.1. Ação Estratégicas - Elaborar e publicar livro sobre metodologias integrativas para Educação Ambiental e Cultura de Paz.

  • Prazo: 2028
  • Indicador: Livro sobre metodologias integrativas para Educação Ambiental e Cultura de Paz publicado
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (2) Revisar (3) Excluir (0)

Veja as 2 sugestões recebidas

5.11. Estratégia 5.9

Propagar os princípios da Carta da Terra.  

5.11.1. Ação Estratégicas - Transfomar a formação de agentes socioambientais urbanos do Programa Carta da Terra em Ação em um curso de especialização.

  • Prazo: 2027
  • Indicador: Reconhecimento da formação de agentes socioambientais urbanos como um curso de especialização
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (3) Revisar (1) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

5.12. Estratégia 5.10

Fortalecer o protagonismo da UMAPAZ como principal agente da educação ambiental da Prefeitura de São Paulo, coordenando iniciativas de EA junto às secretarias municipais da PMSP e da sociedade civil.

 

5.12.1. Ação Estratégicas - Coordenar iniciativas de Educação Ambiental e Cultura de Paz junto a Secretarias Municipais da PMSP.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Nº de iniciativas de Educação Ambiental e Cultura de Paz estabelecidas junto às Secretarias  Municipais da PMSP 
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (4) Revisar (0) Excluir (0)

Não recebemos sugestões

5.12.2. Ação Estratégicas - Coordenar iniciativas de Educação Ambiental e Cultura de Paz junto à sociedade civil.

  • Prazo: Permanente
  • Indicador: Nº de iniciativas de Educação Ambiental e Cultura de Paz estabelecidas junto à  sociedade civil
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (3) Revisar (2) Excluir (0)

Veja a sugestão recebida

5.12.3. Ação Estratégicas - Elaborar e publicar edital de credenciamento de educadores para atuar como palestrantes e oficineiros em programas de educação ambiental da SVMA/Coordenação de Educação Ambiental/UMAPAZ.

  • Prazo: 2025
  • Indicador: Edital de credenciamento de educadores para atuar como palestrantes e oficineiros em programas de educação ambiental da SVMA/Coordenação de Educação Ambiental/UMAPAZ elaborado e publicado.
  • Órgão Responsável: Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente  

Contribuições

Manter (6) Revisar (1) Excluir (0)

Veja as 3 sugestões recebidas

Voltar para o Início