Descrição
Em 2015, ao aderir à Agenda 2030, o Brasil se comprometeu frente à Organização das Nações Unidas (ONU) a alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030. Esse compromisso compreende um conjunto de 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas respectivas 169 metas, que visam o equilíbrio dos pilares da economia, sociedade e meio ambiente. Conheça mais sobre a Agenda 2030 acessando: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. A Prefeitura de São Paulo também aderiu ao compromisso em 2018, por meio da Lei Municipal nº 16.817, que tornou a Agenda 2030 diretriz obrigatória de todas as políticas públicas do município.
Para que seja possível implementar a Agenda 2030 em São Paulo, foi criada a Comissão Municipal ODS. Esse órgão colegiado, de natureza consultiva e deliberativa, visa internalizar, difundir e dar transparência ao processo de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU no município. Ela está nesse momento adaptando o total de 169 metas da Agenda 2030, e seus respectivos indicadores, para o contexto de São Paulo, e com essa finalidade, abre Consulta Pública para coleta de sugestões sobre o tema. Participe agora!
Informações adicionais
De 21/10/2020 até o dia 03/11/2020 ficou aberta a Consulta Pública sobre o 1º bloco de metas e indicadores preliminares da Agenda Municipal 2030 de São Paulo.
Agora, entre os dias 09/11/2020 e 22/11/2020, ficará aberto para Consulta Pública o 2º bloco de metas e indicadores preliminares da Agenda Municipal 2030 de São Paulo! A meta 12.b foi inserida no Bloco II no dia 19/11/2020, confira!
Com base nas contribuições recebidas nestes dois blocos de Consulta Pública, a Comissão Municipal ODS trabalhará na versão final da Agenda Municipal 2030 do Município de São Paulo.
Ainda, ficará disponível para acesso público ao longo de todo processo o material técnico preparatório que subsidiou esse trabalho. Ele foi elaborado pelo Grupo de Trabalho Intersecretarial para definição de indicadores dos ODS (GTI PCS/ODS).
Igualdade e equidade para todos .
População em situação de rua (monitorar desagregado por gênero, raça, condição de deficiência, orientação sexual e identidade de gênero) (número absoluto)
ações preventivas e eficazes
Precisamos de políticas públicas mia eficientes.
Reduzir em 80%
Reduzir em 50% (Valor base de 2019: 24.344)
Reduzir em 80%.
Até 2030 reduzir em 80%.
Meta pouquíssimo ambiciosa quando se trata da vida das pessoas. Em 10 anos a cidade é mais do que capaz do que produzir condições dignas de moradia, seja por novas construções seja desapropriação de edifícios abandonados, para abrigar toda a população de rua. Reduzir em 90% (Valor base de 2019: 24.344)
Reduzir em 80%
Quantidade de famílias em situação de extrema pobreza (renda por pessoa de até ⅛ salário mínimo) (número absoluto)
ampliar
Políticas territoriais de inclusão as famílias de baixa renda.
Programas de auxílio, devem ajudar a resolver o problema e/ou geração de renda!
Revisar se todas as pessoas em vulnerabilidade social estão cadastradas no Cadastro Único dos Programas do Governo Federal (CadÚnico).
Erradicar a extrema pobreza (Valor base de 2019: 450.351)
Investir em programas sociais de emprego e renda nas comunidades.
Trabalhar para que essa população tenha mais oportunidades.
Quantidade de famílias em situação de pobreza (renda por pessoa de ⅛ até ¼ salário mínimo) (número absoluto)
diminuir o número de familias em situação de pobreza
Classificar como prioridade a assistência social nos programas de atendimento a esses famílias
Reduzir em 80%
Realizar pesquisa para quantificar a real situação de pobreza.
Reduzir em 50% (Valor base de 2019: 148.528)
Reduzir em 80%.
Reduzir em 80%
Reduzir em 90%
Até 2030 reduzir em pelo menos 80%
Até 2030, reduzir a proporção de homens, mulheres e crianças, de todas as idades, que vivem na pobreza monetária e não monetária, de acordo com as definições nacionais.
Ampliar políticas de educação e inclusão a curto e médio prazo, para ao longo desse prazo máximo 2030 alcançar esses objetivos e até mesmo superá-los.
Até 2030, reduzir pelo menos à metade a proporção de homens, mulheres e crianças, de todas as idades, que vivem na pobreza monetária e não monetária, de acordo com as definições nacionais
Reduzir pelo menos a metade a proporção
Quantidade de famílias em situação de baixa renda (renda por pessoa de ¼ até ½ salário mínimo) (número absoluto)
reduzir
Ampliar as políticas públicas e ofertas de empregos e rendas.
Realizar pesquisa sobre real situação.
Reduzir em 20% (Valor base de 2019: 345.508)
Reduzir em pelo menos 70%
Criar parcerias público/privado para aumentar a geração de emprego e o giro econômico do País
Reduzir em 80%
Monitoramento através de pesquisa, estudos.
Reduzir em pelo menos 70%
Reduzir 60%
Assegurar, em nível municipal, até 2030, o acesso aos programas de transferência de renda, às pessoas em situação de vulnerabilidade, conforme critérios de acesso.
Precisa ter um acompanhamento dessas famílias para que tenham oportunidade de ter sua própria renda.
Monitoramento através de pesquisa, estudos.
Quantidade de famílias que recebem recursos dos programas de transferência de renda (número absoluto)
aumentar para mais famílias
Aumentar a quantidade de famílias
Monitoramento
Monitorar (Valor base de 2018: 481.499)
Estabelecer sistemas de controle da distribuição do recurso correlacionando o cadastro do beneficiário às demais instituições como INSS, FGTS, entre outros órgãos que possam comprovar a vulnerabilidade do beneficiário. Evitando a usurpação de recursos do município.
Quantidade de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (número absoluto)
aumentar o benefício
Estender o programa para as famílias que não se enquadram no perfil do sistema governamental, mas que apresentam extrema pobreza, considerados (invisíveis)
Mas fiscalizar e acompanhar essas famílias
Valor médio do benefício do Programa Bolsa Família (R$)
sempre que possivel reajustar o valor
Estabelecer critérios de distribuição da renda ,com valor maior para famílias com mais membros dependentes menores de 16 anos.
Adequar o valor médio de acordo com o aumento da inflação
Monitorar (Valor base de 2019: R$ 160,47)
Sistema de acompanhamento online das familias beneficiárias, Estabelecendo critérios de distribuição da renda ,com valor maior para famílias com mais membros dependentes menores de 16 anos.
Com o aumento da inflação o usto vida aumentou em ao menos 35%, experiência própria.
Percentual de famílias com direito ao benefício que recebem transferência de renda (%)
sempre que possível aumentar a porcentagem
Atender de acordo com a necessidade.
“Até 2030, garantir que todos os homens e mulheres, particularmente os pobres e vulneráveis, tenham direitos iguais aos recursos econômicos, bem como o acesso a serviços básicos, propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade e novas tecnologias.”
Não municipalizada. Considerou-se que os temas levantados por essa meta estão contemplados em outras metas dos ODS 1, 3, 4, 6, 7, 8 e 11.
Este item é importante para que, caso os demais não consigam dar cabo das ações necessárias, ainda haja algum recurso que possa ser adotado. Esse item serve como revisão, podendo-se perguntar: a meta foi cumprida?
Recursos financeiros externos captados em fontes internacionais, interfederativas e privadas
aumentar
Vigente (Valor base de 2019: Não Vigente)
atualizar
Até 2030, acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
Incluir a palavra "saudáveis"
Até 2030, acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, saudáveis, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
Quantidade de alimentos doados pelo programa Banco de Alimentos (kg)
ampliar
Ampliar (Valor base de 2019: 361.506)
Ampliar 1000%
Até 2030, aumentar a produtividade agrícola e a renda dos pequenos produtores de alimentos, particularmente das mulheres e agricultores familiares, inclusive por meio de acesso seguro e igual à terra, outros recursos produtivos e insumos, conhecimento, serviços financeiros, mercados e oportunidades de agregação de valor e de emprego não agrícola.
Melhor fazer a meta = ao IPEA
Manter Meta IPEA
Área plantada (hectares)
ampliar área plantada
Produtores rurais que fornecem às feiras livres do município de São Paulo (número absoluto)
ampliar
Ampliar
Muito importante valorizar o pequeno produtor
Ampliar (Valor base de 2019: 40)
Ampliar para 5000
Até 2025, plantar e fornecer, por meio dos Viveiros Municipais, preferencialmente espécies nativas do Município, com ações do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU).
Até 2025, plantar e fornecer, por meio dos Viveiros Municipais, preferencialmente espécies nativas do Município, garantindo a diversidade, com ações do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU).
Até 2025, plantar e fornecer, por meio dos Viveiros Municipais, preferencialmente espécies nativas do Município garantindo a diversidade, com ações do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU).
Taxa de Diversidade de Espécies Nativas do Município Plantadas (%)
ampliar
Aumentar o investimento, inclusive via o reforço da cooperação nacional e internacional, para aumentar a capacidade de produção agrícola, fortalecer a cadeia de valor da agricultura e aprimorar a integração entre o território rural e o meio urbano no município.
Aprimorar a logística, reduzindo desperdícios no transporte.
Aumentar o investimento, inclusive via o reforço da cooperação nacional e internacional, para aumentar a capacidade de produção agrícola ambientalmente sustentável, fortalecer a cadeia de valor da agricultura e aprimorar a integração entre o território rural e o meio urbano no município. Aumentar o investimento, inclusive via o reforço da cooperação nacional e internacional, para aumentar a capacidade de produção agrícola, fortalecer a cadeia de valor da agricultura e aprimorar a integração entre o território rural e o meio urbano no município. Aumentar o investimento, inclusive via o reforço da cooperação nacional e internacional, para aumentar a capacidade de produção agrícola, fortalecer a cadeia de valor da agricultura e aprimorar a integração entre o território rural e o meio urbano no município. Aumentar o investimento, inclusive via o reforço da cooperação nacional e internacional, para aumentar a capacidade de produção agrícola, fortalecer a cadeia de valor da agricultura e aprimorar a integração entre o território rural e o meio urbano no município.
Aumentar o investimento, inclusive via o reforço da cooperação nacional e internacional, para aumentar a capacidade de produção agrícola ambientalmente sustentável, fortalecer a cadeia de valor da agricultura e aprimorar a integração entre o território rural e o meio urbano no município, priorizando agricultores familiares e comunidades tradicionais.
Número de Ações de cooperação e projeção internacional em infraestrutura rural, pesquisa e extensão de serviços agrícolas, desenvolvimento de tecnologia e segurança alimentar (número absoluto)
ampliar
Monitorar (Valor base de 2019: 7)
Ampliar
Monitorar (Valor base de 2019: 1)
Monitorar e envolver as Universidades de Agronomia
Monitorar e envolver as universidades de agronomia/técnicos de outras áreas.
Valores investidos direta e indiretamente por meio de cooperação internacional em infraestrutura rural, pesquisa e extensão de serviços agrícolas, desenvolvimento de tecnologia e segurança alimentar ($)
ampliar
Monitorar (Valor base de 2019: R$ 5.848.227,00)
Monitorar e ampliar
Ampliar 500%
Monitorar e ampliar
Valores investidos direta e indiretamente por meio de cooperação nacional em infraestrutura rural, pesquisa e extensão de serviços agrícolas, desenvolvimento de tecnologia e segurança alimentar ($)
ampliar
Monitorar (Valor base de 2019: R$ 0,0)
definir valor
Monitorar e ampliar
Monitorar e ampliar
Ampliar para 200% dos valores investidos por meio de cooperação internacional.
“Corrigir e prevenir as restrições ao comércio e distorções nos mercados agrícolas mundiais, inclusive por meio da eliminação paralela de todas as formas de subsídios à exportação e todas as medidas de exportação com efeito equivalente, de acordo com o mandato da Rodada de Desenvolvimento de Doha.”
Não municipalizada. O Município de São Paulo não pratica políticas de subsídio à exportação. Além disso, a competência para regular o comércio exterior, e outras medidas relacionadas ao cumprimento dessa meta, não é municipal.
maior participação do municipio
Até 2030, acabar com a epidemia de AIDS, controlar como problema de saúde pública a tuberculose, a hepatite C e as arboviroses transmitidas pelo aedes aegypti no município de São Paulo.
Até 2030, acabar com a epidemia de AIDS, controlar como problema de saúde pública a tuberculose, a hepatite C, doenças transmitidas pela água, e as arboviroses transmitidas pelo aedes aegypti no município de São Paulo.
Manter a meta = do IPEA
Percentual das pessoas vivendo com HIV diagnosticadas (%)
diminuir a porcentagem
Ampliar para 90% (Valor base de 2018: 87%)
Ampliar para 100%
Ampliar para 98%
Ampliar para 90% (Valor base de 2018: 87%) Ampliar para no mínimo 90% (Valor base de 2018: 87%)
Ampliar para 90% (Valor base de 2018: 72%)
Ampliar para 100%
Ampliar para 100%
Ampliar para no mínimo 90%
Percentual de pessoas vivendo com HIV diagnosticadas e em tratamento com carga viral indetectável (%)
trabalho para diminuir a porcentagem
Manter acima de 90% (Valor base de 2018: 95%)
Manter acima de 98%
Ampliar para 70% (Valor base de 2019: 46,5%)
Ampliar para no mínimo 70%
Ampliar para 90%
Ampliar para 90%
Coeficiente de Mortalidade de tuberculose total por 100 mil habitantes, em residentes do município de São Paulo (mortes por 100 mil habitantes)
trabalho eficiente para diminuir a porcentagem
Reduzir em 3% (Valor base de 2019: 2,4 por 100 mil habitantes)
Reduzir em 3% ou mais.
Reduzir em 70%
Reduzir para 2,0 por 100mil habitantes
Reduzir para no máximo 37 óbitos (Valor base de 2019: 106 óbitos)
Reduzir para no máximo 20 óbitos
Reduzir para no máximo 10 óbitos
Reduzir para o máximo de 20 óbitos
Manter abaixo de 1 (Valor base de 2019: 0,05%)
Reduzir 10x. Manter abaixo de 0,005%
Até 2030, reduzir as mortes por acidentes de trânsito para o máximo de 3 mortes para cada 100 mil habitantes.
Meta ridiculamente tímida, impossível tratar 1 morte no trânsito por dia como aceitável. Meta deveria ser: Adotar Visão Zero e reduzir as mortes por acidentes de trânsito para o máximo de 1 mortes para cada 100 mil habitantes.
Reduzir (Valor base de 2019: 6,44)
Reduzir para no máximo 1 morte / 100 mil habitantes
Mortes de pedestres no trânsito por 100 mil habitantes (mortes por 100 mil habitantes)
mais campanhas educativas, mais ciclovias
Propor políticas públicas que de fato que promovam a prevenção e reduzão de mortes.
Reduzir (Valor base de 2019: 2,9)
Reduzir e ampliar campanhas
Reduzir para no máximo 0,5
Mortes de motociclistas no trânsito por 100 mil habitantes (mortes por 100 mil habitantes)
mais ciclovias
Reduzir (Valor base de 2019: 2,4)
Reduzir para no máximo 0,5
Reduzir e ampliar campanhas de prevenção
Mortes de ciclistas no trânsito por 100 mil habitantes (mortes por 100 mil habitantes)
ciclovias
Reduzir (Valor base de 2019: 0,3)
Reduzir e ampliar campanhas de prevenção
Reduzir para no máximo 0,01
Participação dos automóveis nos acidentes fatais de trânsito (%)
0%
Monitorar (Valor base de 2019: 35,10%)
A meta tem que diminuir , com politica de redução de velocidade.
Monitorar e ampliar campanhas de prevenção
Reduzir e ampliar campanhas de prevenção
Participação das motocicletas nos acidentes fatais de trânsito (%)
mais campanhas educativas e espaços exclusivos
Monitorar (Valor base de 2019: 35,60%)
Reduzir e ampliar campanhas de prevenção
Monitorar e ampliar campanhas de prevenção
Participação dos ônibus nos acidentes fatais de trânsito (considerando todos os tipos de ônibus incluindo EMTU e fretados) (%)
0%
Monitorar (Valor base de 2019: 11,10%)
Reduzir para 2%
Reduzir e ampliar campanhas de prevenção
Monitorar e investir em capacitação/ reciclagem dos motoristas
Participação dos caminhões nos acidentes fatais de trânsito (%)
0%
Monitorar (Valor base de 2019: 9,10%)
Monitorar, Reduzir e ampliar campanhas de prevenção
Monitorar e investir em capacitação/ reciclagem dos motoristas
Participação das bicicletas nos acidentes fatais de trânsito (%)
0%
Monitorar (Valor base de 2019: 3,70%)
Monitorar, reduzir e ampliar campanhas de prevenção
Monitorar e ampliar campanhas
Monitorar (Valor base de 2019: 0,44)
Monitorar, Reduzir e ampliar campanhas de prevenção
Monitar e reduzir
Índice de participação dos tipos de veículo nos acidentes de trânsito fatais (relação entre a participação percentual de cada tipo de veículo nos acidentes de trânsito fatais e sua participação percentual no viário da cidade) – motocicletas
0%
Monitorar (Valor base de 2019: 2,24)
Monitorar, reduzir e ampliar campanhas de prevenção
Monitorar e Reduzir
Índice de participação dos tipos de veículo nos acidentes de trânsito fatais (relação entre a participação percentual de cada tipo de veículo nos acidentes de trânsito fatais e sua participação percentual no viário da cidade) – ônibus
diminuir
Monitorar (Valor base de 2019: 3,58)
Monitorar, reduzir e ampliar campanhas de prevenção
Monitorar e Reduzir
Índice de participação dos tipos de veículo nos acidentes de trânsito fatais (relação entre a participação percentual de cada tipo de veículo nos acidentes de trânsito fatais e sua participação percentual no viário da cidade) – caminhões
diminuir
Monitorar (Valor base de 2019: 7)
Monitorar, Reduzir e ampliar campanhas de prevenção
Monitorar e reduzir
Índice de participação dos tipos de veículo nos acidentes de trânsito fatais (relação entre a participação percentual de cada tipo de veículo nos acidentes de trânsito fatais e sua participação percentual no viário da cidade) – bicicletas
diminuir
Monitorar (Valor base de 2019: 5,29)
Monitorar e reduzir
Monitorar, Reduzir e ampliar campanhas de prevenção
Proporção de vias da cidade com velocidade superior a 50 km/h (%)
as vias devem manter com diminuição de velocidade, mas respeitando o grau de segurança
Monitorar (Valor base de 2019: 1,50%)
Reduzir para 0%
Reduzir (Valor base de 2019: R$ 892,714.00)
aumentar o valor
Salas de vacina ativas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) (%)
Indicador adicional: Número de pacientes recusado atendimento por falta de vacinas (número bruto) Meta para 2030: zerar
Farmácias ativas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) (%)
Indicador adicional: Número de dias com medicamento do estoque da farmácia, da lista de medicamentos oferecidos, em falta (número bruto) Meta para 2030: zerar
100% anualmente (Valor base de 2019: 100%)
100% anualmente, aumentar a oferta de medicamentos (Valor base de 2019: 100%)
100% anualmente aumentar números e tipos de medicamentos (Valor base de 2019: 100%)
Ampliar para no mínimo 70% (Valor base de 2019: 66,5%)
Ampliar para 100%
Ampliar para no mínimo 90%
Ampliar para no mínimo 80%
Monitorar (Valor base de 2019: 1953)
Reduzir para 700
Até 2030, reduzir em 10% o percentual de fumantes no município de São Paulo.
Até 2030, reduzir em no mínimo 10% o percentual de fumantes no município de São Paulo.
Reduzir em 10% (Valor base de 2019: 13,5%)
Reduzir para 3%
Reduzir para 3%
Reduzir no mínimo em 10% com ampliação de campanhas
Reduzir em no mínimo 10% (Valor base de 2019: 13,5%)
Proporção de vacinas (Vacina Pentavalente, Vacina Pneumocócica 10 valente, Vacina contra a Poliomielite e Vacina contra o Sarampo/Caxumba/Rubéola) que atingiram 95% de cobertura vacinal (%)
acrescentar vacina do corona virus e outras que se faça necessário
Atingir 75% (pelo menos três das quatro vacinas pactuadas com cobertura vacinal de no mínimo 95%) ao longo dos anos de 2020 a 2030 (Valor base de 2019: 25% - Pentavalente: cobertura vacinal de 71,43%; Poliomielite: cobertura vacinal de 86,39%; Pneumocócica 10 valente: 89,09%; Sarampo/Caxumba/Rubéola: 98,65%)
atingir 95% com todas as vacinas
Aumentar o financiamento da saúde com vias à ampliação e qualificação da rede de atenção em saúde do município de São Paulo, por meio da captação de recursos financeiros externos de fontes internacionais, interfederativas e privadas.
Aumentar o financiamento da saúde e campanhas com vias à ampliação e qualificação da rede de atenção em saúde do município de São Paulo, por meio da captação de recursos financeiros externos de fontes internacionais, interfederativas e privadas.
Manter ativo ao longo dos anos (Valor base de 2019: Ativo)
Manter ativo e aprimorar ao longo dos anos
Manter em no mínimo 80% ao longo dos anos (Valor base de 2019: 81,8%)
Ampliar para 95%
Até 2030, assegurar a igualdade de acesso e permanência para todos os homens e mulheres sem exceção à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade, em todas e em cada uma das regiões da cidade.
Existem poucos polos de estudos na cidade, principalmente na região oeste de são paulo. Talvez o incentivo aos estudos por meio de bolsas e ampliação de recursos podem ajudar!
Levantar demanda para real necessidade da população de cada região.
Até 2030, assegurar a igualdade de acesso e permanência para todos os homens e mulheres sem exceção à educação técnica, profissional e superior de qualidade, gratuitas ou a preços acessíveis, incluindo universidade, em todas e em cada uma das regiões da cidade.
Até 2030, assegurar a igualdade de acesso e permanência para todos os homens e mulheres sem exceção à educação técnica, profissional e superior de qualidade, gratuitas ou a preços acessíveis, incluindo universidade, em todas e em cada uma das regiões da cidade.
Quantidade de vagas na Rede Uniceu para Licenciatura e Bacharelado (número absoluto)
acrescentar cursos ´profissionalizantes
Ampliar o número de vagas
Ampliar [Desagregar por Diretoria Regional de Ensino e, quando possível, Distrito] (Valor base agregado em 2019: 1.880)
Ampliar para 10.000
Quantidade de vagas na Rede Uniceu para Especialização (número absoluto)
Ampliar o número de vagas
Ampliar [Desagregar por Diretoria Regional de Ensino e, quando possível, Distrito] (Valor base agregado em 2019: 2.400)
Ampliar para 10.000
Ampliar [Quando possível, desagregar por gênero, raça, pessoas com deficiência, renda e território - Subprefeitura e Distritos)] (Valor base agregado em 2016: 18,3%)
Ampliar para 50%
Percentual de estudantes que abandonaram o curso superior (Taxa de Desistência Acumulada (TDA) (%)
diminuir dar infra estrutura de estudos on line
Reduzir [Quando possível, desagregar por gênero, raça, pessoas com deficiência, renda e território - Subprefeitura e Distritos)] (Valor base agregado em 2016: 36,4%)
Reduzir para 5%
Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo, garantindo equidade de gênero, raça e etnia e condição de deficiência e em todas e em cada uma das regiões da cidade.
Divulgar oportunidades
Taxa de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à educação profissional (%) - Número de matrículas de EJA integrada à educação profissional de nível fundamental e médio ÷ Número total de matrículas da EJA de nível fundamental e médio (x100)
Buscar outras referencias de indicadores para esta meta
Ampliar para todos os públicos [Desagregar por gênero, raça e etnia, condição de deficiência e território (Subprefeitura, Diretoria Regional de Ensino e, quando possível, Distrito)]. (Valor base agregado em 2019: 0,20%)
Ampliar para 20%
Taxa de inserção no mercado de trabalho dos participantes dos Programas de Qualificação Profissional - Total de beneficiários dos Programas Operação Trabalho (POT) e do Bolsa Trabalho (BT) inseridos no mercado formal de trabalho ÷ Total de beneficiários do POT e BT (x100)
Programa PROJOVEM
Ampliar [Desagregado por gênero, raça, território (local de moradia de quem fez o curso) - Subprefeitura e Distritos] (Valor base agregado em 2019 = 21,58%)
Ampliar para 50%
Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade e qualidade de acesso a todos os níveis de educação básica e profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas, os estrangeiros e as crianças, sem distinção de raça ou etnia, em todas e cada uma das regiões da cidade.
Inclusive REFUGIADOS
Reduzir [Desagregar por gênero, raça, pessoa com deficiência, renda e território (Subprefeitura, Diretorias Regionais de Ensino e, quando possível, Distrito)] (Valor base agregado em 2019: 0,9% para o Ensino Fundamental e 4,0% para o Ensino Médio)
Erradicar
Ampliar o nível de aprendizagem e reduzir o nível de desigualdade (para gênero, raça e condição socioeconômica) (Valor base referente a 2007 a 2015: Nível de aprendizagem em Português - 5º ano: 4,27 - Médio Alto;, 9º ano: 3,53 – Médio / Nível de aprendizagem em Matemática - 5º ano: 3,85 - Médio Alto; 9º ano: 2,64 - Médio Baixo / Nível de desigualdade – raça em Português - 5º ano: -0,07 – Equidade; 9º ano: -0,09 – Equidade; em Matemática - 5º ano: -0,07 – Equidade; 9º ano: -0,08 – Equidade / Nível de desigualdade – gênero em Português - 5º ano: 0.04 – Desigualdade; 9º ano: 0,08 - Desigualdade; em Matemática - 5º ano: 0,01 – Desigualdade; 9º ano: -0,01 – Equidade; Nível de desigualdade - condição socioeconômica em Português - 5º ano: -0,15 – Desigualdade; 9º ano: -0,09 – Desigualdade; em Matemática - 5º ano: -0,16 – Desigualdade; 9º ano: -0.10 - Desigualdade)
Aplicar avaliações periódicas e desenvolver Programas de Reforço e Recuperação.
Até 2030, ampliar o acesso a conhecimentos e habilidades necessárias para a promoção do desenvolvimento sustentável, da cidadania global e da cultura de paz em todas e em cada uma das regiões do município, de forma democrática e participativa, principalmente junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino.
Fortalecer as ações do PAVS (Programa Ambiente Verdes e Saudáveis) nas escolas municipais, via PSE - Programa Saude na Escola, incentivando ações integradas SaudeX Escola. Ampliar o PAVS no município estabelecendo e definindo - equipe PAVS responsáveis pela atuação em seguintes escolas .
Até 2030, ampliar o acesso a conhecimentos e habilidades necessárias para a promoção do desenvolvimento sustentável, da cidadania global e da cultura de paz em todas e em cada uma das regiões do município, de forma democrática e participativa, principalmente junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino incluindo pais, professores, funcionários, abrindo a escola para comunidade de entorno, com educação ambiental formal e não formal.
Até 2030, ampliar o acesso a conhecimentos e habilidades necessárias para a promoção do desenvolvimento sustentável, da cidadania global e da cultura de paz em todas e em cada uma das regiões do município, de forma democrática e participativa, principalmente junto aos alunos da Rede Municipal de Ensino, incluindo todos os familiares dos alunos, bem como na rede particular de ensino.
Índice de vagas (vagas/10.000 hab) - Nº de vagas oferecidas em atividades de Educação Ambiental ÷ População total do município (x10.000)
Verificar as atividades nos parques e praças
Índice de vagas (vagas/10.000 hab) - Nº de vagas oferecidas em atividades de Educação Ambiental, Formal e Não formal ÷ População total do município (x10.000)
Índice de vagas formal de não formal (vagas/10.000 hab) - Nº de vagas oferecidas em atividades de Educação Ambiental ÷ População total do município (x10.000)
Ampliar [Desagregar por Distrito e, quando não possível, pelo menos por Subprefeitura] (Valor base agregado em 2019: 21)
Ampliar em no mínimo 50% [Desagregar por Distrito e, quando não possível, pelo menos por Subprefeitura] (Valor base agregado em 2019: 21)
Índice de adesão - Nº total de vagas preenchidas ÷ Nº total de vagas oferecidas em atividades de Educação Ambiental (x100) (%)
Índice de adesão - Nº total de vagas preenchidas ÷ Nº total de vagas oferecidas em atividades de Educação Ambiental, Formal e não formal (x100) (%)
Índice de adesão - Nº total de vagas preenchidas ÷ Nº total de vagas oferecidas em atividades de Educação Ambiental formal e não formal (x100) (%)
Ampliar [Desagregar por Subprefeitura] (Valor base agregado em 2019: 68%)
Ampliar para no mínimo 50%
Ampliar no mínimo em 50% [Desagregar por Subprefeitura] (Valor base agregado em 2019: 68%)
Ampliar para pelo menos 25% [Desagregar por gênero, raça e etnia, condição de deficiência e território (Subprefeitura, Diretoria Regional de Ensino e, quando possível, Distrito)].(Valor base agregado em 2019: 4,51%)
Ampliar para 70%
Ampliar para pelo menos 25% [Desagregar por gênero, raça e etnia, condição de deficiência e território (Subprefeitura, Diretoria Regional de Ensino e, quando possível, Distrito)]. (Valor base agregado em 2019: 0,60%)
Ampliar para 70%
Taxa de escolas públicas que explicitaram e implementaram e educação ambiental de forma transversal em seus projetos pedagógico - Número de escolas que explicitaram e implementaram a educação ambiental de forma transversal em seus projetos pedagógicos ÷ Total de escolas no município (x100) (%)
atentar ao currículo do municipio que já contempla a ed ambiental
Ampliar [Desagregar por território (Subprefeitura, Diretoria Regional de Ensino e, quando possível, Distrito)] (Valor base em 2019: Não existente, a ser apurado para 2020)
Ampliar para 100%
Ampliar (Valor base de 2019: Pendente)
Ampliar (Valor base de 2019: Pendente)
Ampliar para 100%
Número de pessoas atendidas pela tarifa social (número absoluto)
Número de pessoas atendidas pela tarifa social (% do número de pessoas elegíveis)
Ampliar (Valor base de 2019: 328.290)
100% dos elegíveis
Reduzir (Valor base de 2019: Pendente)
Erradicar
Ampliar (Valor base de 2019: 91,85%)
Ampliar para 100%
Proporção de domicílios com abastecimento diário pela rede geral de distribuição de água (%)
garantir saneamento a todas as casas
Ampliar (Valor base de 2019: 97,4%)
Ampliar para 100%
Ampliar (Valor base de 2019: Pendente)
Ampliar para 100%
Proporção de domicílios com banheiro ou sanitário ligados à rede geral de esgotamento sanitário ou rede pluvial (%)
ampliar
Desdobrar em 2 indicadores : 1 para rede de esgoto e 1 para rede pluvial
Desdobrar em 2 indicadores - encaminhados para 1) rede de esgoto 2) rede pluvial
Ampliar (Valor base de 2019: 91%)
Ampliar para 100%
Acesso por população de rua - número de pias (número absoluto)
ampliar
Acesso por população de rua - número de pias (pias/1.000 hab em situação de rua) indicador desagregado por território (Subprefeitura, Diretoria Regional de Ensino e, quando possível, Distrito)
Monitorar (Valor base de 2019: Pendente)
Ampliar para 100% da população de rua
Monitorar e ampliar (Valor base de 2019: Pendente)
Monitorar e ampliar (Valor base de 2019: Pendente)
Acesso por população de rua - número de banheiros públicos (número absoluto)
ampliar
Acesso por população de rua - número de banheiros públicos (banheiros públicos/1.000 hab em situação de rua) indicador desagregado por território (Subprefeitura, Diretoria Regional de Ensino e, quando possível, Distrito)
Monitorar (Valor base de 2019: Pendente)
Ampliar para 100% da população de rua
Monitorar e ampliar (Valor base de 2019: Pendente)
Monitorar e ampliar
Monitorar (Valor base de 2019: Pendente)
Ampliar para 100% da população de rua
Monitorar e ampliar (Valor base de 2019: Pendente)
Monitorar e ampliar (Valor base de 2019: Pendente)
Até 2030, instituir o Programa Municipal de Conservação e Recuperação de Nascentes e Cursos D'Água no município de São Paulo.
Se possível priorizar a implantação, pois seu efeito é cascata.
Proporção de nascentes requalificadas no município de São Paulo (%)
ampliar
Ampliar (Valor base de 2019: inexistente, a ser instituído)
Ampliar para 50%
Monitorar (Valor base de 2019: pendente)
Monitorar e ampiliar (Valor base de 2019: pendente)
Monitorar e ampliar (Valor base de 2019: pendente)
Programa Córrego Limpo – proporção de cursos d’água despoluídos (%)
É importante salientar que eles devem ser mantidos despoluídos por monitoram.nto do programa, e não apenas constatando a DBO abaixo de 30 mg/l
Ampliar (Valor base de 2019: pendente)
Ampliar para 80%
Monitorar (Valor base de 2019: inexistente, a ser instituído)
Ampliar
Monitorar (Valor base de 2019: inexistente, a ser instituído)
Monitorar e diminuir com ações de prevenção(Valor base de 2019: inexistente, a ser instituído)
Monitorar e diminuir (Valor base de 2019: inexistente, a ser instituído)
Monitorar (Valor base de 2019: inexistente, a ser instituído)
Monitorare ampliar (Valor base de 2019: inexistente, a ser instituído)
Monitorar e ampliar (Valor base de 2019: inexistente, a ser instituído)
Monitorar (Valor base de 2018: 16,8%)
Monitorar e ampliar
Monitorar e ampliar (Valor base de 2018: 16,8%)
Número de Parcerias internacionais relacionadas à temática de eficiência energética (número absoluto)
Novo indicador: Produção de energia limpa e renovável gerada localmente no município de São Paulo (número absoluto de kWh) Novo indicador: Percentual da demanda energética pública gerada por energia limpa e renovável (%) Novo indicador: Tratamento de lixo produzindo biometano para geração de energia ou abastecimento da frota de ônibus (em kWh ou BTU totais gerados)
Número de Parcerias internacionais relacionadas à temática de eficiência energética sustentável (número absoluto)
Sustentar o crescimento econômico do produto interno bruto (PIB) per capita anual superior à média nacional entre 2021 e 2030.
Incentivar o comércio local pode, de fato, ser uma alternativa interessante para sustentar o crescimento da economia!
PIB do município (bilhões de R$)
Ver se é possível essa informação por Subprefeitura/Distrito
PIB do município (bilhões de R$) é possivel por subprefeitura?
Monitorar (Valor base de 2018: 734,9)
Ampliar
PIB municipal per capita anual (R$/habitante)
Novo indicador: Coeficiente de GINI da cidade Meta: Reduzir
Monitorar (Valor base de 2019: R$ 59.663,0)
Ampliar
Monitorar (Valor base de 2019: R$ 66.610,00)
Ampliar
Monitorar (Valor base de 2019: 1)
Ampliar
Monitorar e Ampliar (Valor base de 2019: 1)
Monitorar e ampliar (Valor base de 2019: 1)
Monitorar (Valor base de 2019: inexistente, a ser instituído)
Monitorar e ampliar
Monitorar e ampliar (Valor base de 2019: inexistente, a ser instituído)
Composto orgânico produzido nos Pátios de Compostagem da Prefeitura Municipal de São Paulo (ton.)
acrescentar outros pontos de recolhimento, como por exemplo ECOPONTO
Monitorar (Valor base de 2019: pendente)
Ampliar
Monitorar e ampliar (Valor base de 2019: pendente)
Monitorar e ampliar
Monitorar (Valor base de 2019: inexistente, a ser instituído)
Monitorar e ampliar (Valor base de 2019: inexistente, a ser instituído)
Monitorar e ampliar
Reduzir (Valor base de 2019: 13,2%)
Reduzir para 5%
Reduzir em no mínimo 50%
Reduzir no mínimo 50%
Reduzir (Valor base de 2019: 14,3%)
Reduzir (Valor base de 2019: 16,5%)
Reduzir para 5%
Reduzir em no mínimo 50%
Reduzir no mínimo 50%
Reduzir (Valor base de 2019: 10,9%)
Reduzir em no mínimo 50%
Reduzir no mínimo 50%
Reduzir (Valor base de 2019: 26,8%)
Reduzir para 12%
Reduzir em no mínimo 50%
Reduzir no mínimo 50%
Reduzir (Valor base de 2019: 29,4%)
Reduzir para 10%
Reduzir em no mínimo 50%
Reduzir no mínimo 50%
Reduzir (Valor base de 2019: 30,0%)
Reduzir para 10%
Reduzir em no mínimo 50%
Reduzir no mínimo 50%
Reduzir (Valor base de 2019: 8,7%)
Reduzir em no mínimo 50%
Reduzir no mínimo 50%
Ampliar (Valor base de 2019: 57,20%)
Ampliar para 90%
Ampliar no mínimo 50%
Ampliar em no mínimo 50%
Ampliar (Valor base de 2018: 42.486)
Ampliar para 100.000
Ampliar em no mínimo 50%
Ampliar no mínimo 50%
Ampliar (Valor base de 2019: 348)
Ampliar em no mínimo 50%
Ampliar no mínimo 50%
Ampliar (Valor base de 2019: Pendente)
Ampliar em no mínimo 50%
Ampliar no mínimo 50%
Monitorar (Valor base de 2019: 408)
Monitorar e Diminuir
Monitorar e diminuir em no mínimo 50%
Monitorar (Valor base de 2019: 41)
Monitorar e aumentar em no mínimo 50%
Monitorar e aumentar o numero de trabalhadores resgatados
Monitorar (Valor base de 2019: 54.528)
Monitorar e diminuir acidentes
Monitorar e diminuir os acidentes
Monitorar (Valor base de 2019: pendente)
Monitorar e diminuir o numero de acidentes
monitorar e aumentar campanhas para diminuir os acidentes
Monitorar (Valor base de 2019: pendente)
Monitorar e diminuir o numero de acidentes
monitorar e aumentar campanhas para diminuir os acidentes
Monitorar (Valor base de 2019: pendente)
Monitorar e aumentar de campanhas para diminuir o número de doenças relacionadas ao trabalho
monitorar e aumentar campanhas de prevenção para diminuir as doenças relacionadas
Monitorar (Valor base de 2019: pendente)
monitorar e aumentar campanhas de prevenção para diminuir as doenças relacionadas
Monitorar e aumentar de campanhas para diminuir o número de doenças relacionadas ao trabalho
Monitorar (Valor base de 2019: pendente)
monitorar e aumentar campanhas de prevenção para diminuir as doenças relacionadas
Monitorar e aumentar de campanhas para diminuir o número de doenças relacionadas ao trabalho
Arrecadação municipal com Impostos Sobre Serviços em Turismo (R$)
Novo indicador: Estabelecer rotas específicas de eco-turismo e ciclo-turismo nas regiões rurais, de represa e de mata da cidade (Número absoluto)
Monitorar (Valor base de 2019: R$ 378.921.654)
Ampliar para R$ 1.000.000.000
Monitorar (Valor base de 2018: 252.000)
Aumentar (Valor base de 2019: Pendente)
Aumentar para média anual de 70km
Aumentar (Valor base de 2019: Pendente)
Aumentar para média anual de 100km
Média anual de extensão de infraestrutura cicloviária (ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas) implantada (ao longo do período de vigência dos ODSs) (Km)
Média anual de extensão de infraestrutura cicloviária (ciclovias, ciclofaixas) implantada (ao longo do período de vigência dos ODSs) (Km) excluir ciclorrotas da conta, que não trazem redução de acidentes e mortes de ciclistas, não são reconhecidos como infraestrutura e não tornam o viário confortável para que novos ciclistas se sintam seguros
Aumentar (Valor base de 2019: Pendente)
Aumentar para média anual de 150km
Novo indicador: total de crédito acessível disponibilizado para pequenas indústrias e empresas (em Bilhões de Reais número absoluto)
Ampliar (Valor base de 2019: +1,33%)
Ampliar +8%
Ampliar (Valor base de 2019: 1.034,14)
Ampliar: R$ 2.000 em valores de 2019
Reduzir para menos 15% (valor base de 2017: 34,84%)
Reduzir para menos de 10%
Reduzir em 50% (Valor base de 2018: 291 vezes)
Reduzir em 85%
“Até 2030, reduzir para menos de 3% os custos de transação de remessas dos migrantes e eliminar os corredores de remessas com custos superiores a 5%.”
Não municipalizada. Entendeu-se que não cabe a Prefeitura Municipal de São Paulo o desenvolvimento de ações voltadas para a redução dos custos de transação e de remessas internacionais de recursos.
São Paulo tem a Secretaria Municipal de Relações Internacionais, que pode organizar chamamentos ou licitações para organizar o serviço de remessas com custos reduzidos, e ainda usar um % administrativo para custear outras políticas pró-imigrantes.
Reduzir (Valor base de 2019: Pendente)
Reduzir a 5%
Monitorar (Valor base de 2019: Pendente)
Monitorar e ampliar
Monitorar (Valor base de 2019: Pendente)
Ampliar para produção anual média de 100 mil
Monitorar e ampliar
Monitorar e ampliar
Ampliar, especialmente o número de famílias beneficiadas da faixa 1 (até 3 salários mínimos) (Valor base de 2019: 5.153 famílias beneficiadas)
Ampliar para 100.000
Monitorar (Valor base de 2019: 391.429)
Reduzir para 50.000 através das políticas habitacionais e fundiárias
Até 2030, proporcionar o acesso para todos a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preços módicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência, pessoas negras e regiões periféricas, notadamente por meio da expansão do transporte público, de forma que 70%* das viagens realizadas por veículos motorizados sejam em modos coletivos, e do transporte ativo, de forma que as viagens por bicicleta cheguem a pelo menos 3,2%* do total.
* Meta pactuada com base no Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob) vigente. Eventuais revisões do PlanMob devem ser contempladas pela Agenda Municipal 2030.
o que é " e a preços módicos? " subjetivo
Até 2030, proporcionar o acesso para todos a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preços módicos, assegurando avanços qualitativos que não restrinjam a política do Passe Livre Estudantil e do Meio Passe, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência, pessoas negras e regiões periféricas, notadamente por meio da expansão do transporte público, de forma que 70%* das viagens realizadas por veículos motorizados sejam em modos coletivos, e do transporte ativo, de forma que as viagens por bicicleta cheguem a pelo menos 3,2%* do total.
Aumentar (Valor base de 2018: 58%)
Aumentar para 85%
Monitorar (Valor base de 2019: 8,7%)
Índice de atendimento do transporte público municipal por ônibus
Um indicador semelhante pode ser a quantidade anual de lugares oferecidos nos ônibus ao longo da quilometragem percorrida nas linhas do sistema [capacidade.km]. O Monitor de Ônibus SP propõe uma forma de cálculo de indicador e apresenta sua atualização mensalmente. (http://energiaeambiente.org.br/onibus-sp)
Percentual de veículos da frota de transporte público com energia limpa (%)
É preciso definir o que se entende por energia limpa. Um indicador semelhante pode ser o número de ônibus por tecnologia veicular (atualmente circulam em São Paulo as seguintes tecnologias: Diesel P5, Diesel P7, Trólebus e ônibus elétrico a bateria). O Monitor de Ônibus SP do IEMA propõe uma forma de cálculo para esse indicador e apresenta sua atualização mensalmente. (http://energiaeambiente.org.br/onibus-sp)
Aumentar (Valor base de 2019: 1,55%)
Aumentar para 100%
Aumentar (Valor base de 2019: 0,64%)
Aumentar para 10%
Aumentar (Valor base de 2019: 2,56%)
aumentar para 25%
Aumentar (Valor base de 2019: 58,45%)
aumentar para 100%
Aumentar e promover campanhas
Aumentar e promover campanhas sobre calçadas amplas e sustentáveis
Aumentar (Valor base de 2018: 0,8%)
Aumentar para 12%
Aumentar e promover campanhas para segurança
aumentar promover campanhas de segurança
Aumentar (Valor base de 2019: 2,52%)
Aumentar para 25%
Percentual de terminais urbanos de ônibus da SPTrans com bicicletários (%)
Novo indicador: Números de vagas de bicicletários nos terminais urbanos de ônibus da SPTrans (número absoluto) Novo indicador: Lotação dos bicicletários nos terminais de ônibus da SPTrans (medido em dias por ano que atingem 100% da lotação e negam serviço para usuários, reduzir a no máximo 30 dias)
Aumentar (Valor base de 2019: 29,72% = 11 de 37, incluindo estações do Expresso Tiradentes)
Aumentar para 100%
Aumentar (Valor base de 2019: Pendente)
Aumentar para 100%
Aumentar (Valor base de 2019: 3,22% = 1 de 31)
Aumentar para 100%
Número de passageiros transportados ao ano com Bilhete Único Especial da Pessoa com Deficiência (número absoluto)
Cobertura do Passe Livre Estudantil e Meio Passe [desagregados dentre as duas modalidades] no município de São Paulo (número absoluto ou % de cobertura dos estudantes, qual métrica for mais pertinente para acompanhar a política municipal)
Aumentar (Valor base de 2019: 77,18%)
Aumentar para 100%
Aumentar (Valor base de 2019: Pendente)
Aumentar para 100%
Reduzir (Valor base de 2019: Pendente)
Reduzir o tempo médio para no máximo 15 minutos
Tempos de viagem de acordo com o monitoramento da frota dos ônibus do transporte público municipal (tempo do deslocamento somente no transporte) (minutos)
Um indicador semelhante pode ser a quilometragem [km] média percorrida, em diferentes faixas de velocidade, por todos os ônibus do sistema no pico da manhã (entre 7h e 10h) durante um dia útil do mês. O Monitor de Ônibus SP do IEMA propõe uma forma de cálculo para esse indicador e apresenta sua atualização mensalmente. (http://energiaeambiente.org.br/onibus-sp)
Reduzir (Valor base de 2019: Tempo médio do pico da manhã = 59 minutos e Tempo médio do pico da tarde = 56 minutos)
Reduzir o tempo médio para no máximo 20 minutos
Aumentar (Valor base de 2019: Pendente)
Aumentar para 100%
Aumentar (Valor base de 2019: 32,5%)
Aumentar para 100%
Monitorar (Valor base de 2019: Pendente)
Ampliar
Monitorar (Valor base de 2019: Pendente)
Ampliar
Participação da sociedade civil em reuniões do órgão colegiado de planejamento da cidade - CMPU (%)
indicador - numero de Conselhos com participação ativa (em funcionamento). No caso do meio ambiente os Conselhos regionais e os de Parques.
9.500 (950 por ano) (Valor base de 2019: 946 no ano)
1500
Monitorar (Valor base de 2019: Pendente)
Ampliar
Monitorar (Valor base de 2019: 20)
Ampliar para 200, desagregado por território (no mínimo de 1 por distrito)
Até 2030, promover a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais, por meio da ação integrada entre os órgãos e instituições da Administração Pública que exerçam intervenções no Sistema de Áreas Verdes, Áreas Protegidas e Espaços Livres do município, fortalecendo a Educação Ambiental descentralizada e a participação da sociedade civil.
Até 2030, promover a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais, por meio da ação integrada entre os órgãos e instituições da Administração Pública que exerçam intervenções no Sistema de Áreas Verdes, Áreas Protegidas e Espaços Livres do município, fortalecendo a Educação Ambiental, Formal e não formal, descentralizada por Subprefeituras/Distritos e a participação da sociedade civil.
Até 2030, promover a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais, por meio da ação integrada entre os órgãos e instituições da Administração Pública que exerçam intervenções no Sistema de Áreas Verdes, Áreas Protegidas e Espaços Livres do município, fortalecendo a Educação Ambiental formal e não formal descentralizada por sub prefeituras/ distritos e a participação da sociedade civil.
Ampliar (Valor base de 2019: 24%)
Ampliar para todas as Subprefeituras
ampliar para todas as sub prefeituras
Conselhos Gestores de Parques Municipais existentes e em atividade no município de São Paulo (un.)
dar mais apoio aos conselheiros, mais verba aos parques e eleição aos administradores de parques
Ampliar (Valor base de 2019: pendente)
ampliar para 100% dos parques
Ampliar para 100% dos Parques
Ampliar (Valor base de 2019: pendente)
Ampliar para 100% dos Parques
ampliar para todos
CADES Regionais – processos eleitorais realizados (un.)
maior apoio da subprefeitura
Ampliar (Valor base de 2019: 14)
Ampliar ara 100% das sub prefeituras
Ampliar para 100% das Subprefeituras
CADES Regionais – reuniões realizadas (un.)
com a presença do subprefeito
Ampliar (Valor base de 2019: 15)
Ampliar para 100% dos Cades Regionais com capacitações permanentes
ampliar para 100% dos CADES regionais com capacitações permanentes
CADES Regionais – projetos aprovados (un.)
incentivar a criação de projetos
Ampliar (Valor base de 2019: pendente)
Ampliar para todos os CADES regionais
ampliar para 100% dos CADES regionais
CADES Regionais – projetos implementados (un.)
idem acima
Ampliar (Valor base de 2019: pendente)
Ampliar para todos os CADES regionais
Aumentar (Valor base de 2019: 79,68%)
Aumentar em pelo menos 50%
Aumentar pelo menos 50%(Valor base de 2019: 79,68%)
Até 2030, qualificar as bases de dados relacionadas à gestão de resíduos no município de São Paulo, além de promover melhorias de gerenciamento, insumos tecnológicos e educação ambiental que estimulem a redução do uso de matérias-primas, energia e água, a redução do desperdício nas fontes geradoras públicas e privadas, bem como a reutilização direta dos produtos, a reciclagem de materiais e a compostagem, de acordo com o disposto no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), no Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS) e no Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos (PEACS).
Incluir item que estabeleça a obrigatoriedade da elaboração de plano de ação anual ou bianual LOCAL, em todas instituições públicas ( Unidades de saúde, educacionais e repartições etc) a ser desenvolvido pelos gestores locais, englobando gerenciamento dos resíduos e as ações de sustentabilidade (5 Rs - reduzir, reciclar, repensar, reaproveitar, reeducar), monitoramento e indicadores.
Reduzir (Valor base de 2019: 3.680.080)
reduzir e promover campanhas educativas, educação formal e não formal
Reduzir e promover campanhas educativas com Educação Ambiental formal e não formal
Reduzir (Valor base de 2019: pendente)
Eliminar a fração dos resíduos orgânicos encaminhados para o aterro sanitário
Ampliar a coleta de resíduos orgânicos para todas as Subprefeituras/distritos
Resíduos urbanos de coleta seletiva no município de São Paulo (ton.)
implementar e cobrar a coleta em instituições públicas na coleta como escolas, ubs, subprefeituras parques etc
Monitorar (Valor base de 2019: 80.454)
Ampliar
Monitorar e ampliar
Monitorar e ampliar
Ampliar (Valor base de 2019: 3.950)
Ampliar a coleta e destinação para compostagem em todas as Subprefeituras/Distritos
Ampliar a coleta e destinação para compostagems, para todas as sub prefeituras e distritos
Resíduos urbanos de Ecopontos no município de São Paulo (ton.)
ampliar para o recebimento de podas de árvores etc para compostagem
Ampliar (Valor base de 2019: 447.735)
ampliar de uma forma que atinja 100% da população e com a destinação sustentável
Ampliar e destinar para coleta seletiva os resíduos de Ecopontos
Monitorar (Valor base de 2019: 83.078)
Monitorar e encaminhar de forma sustentável
Monitorar e encaminhar de forma sustentável
Reduzir (Valor base de 2019: pendente)
Reduzir e incentivar campanhas para redução.
reduzir em 100% investindo em campanhas
Resíduos urbanos de construção civil desviados dos aterros sanitários, com prioridade na não geração e ou reaproveitamento no município de São Paulo (ton.)
Resíduos urbanos de construção civil desviados dos aterros sanitários, com prioridade na não geração e ou reaproveitamento no município de São Paulo (ton.) e promover parcerias com lojas/ distribuidores de materiais de construção para orientação quantos aos resíduos das obras.
Reduzir (Valor base de 2019: 5.629.079,58)
Reduzir e promover campanhas e Educação Ambiental para não geração.
reduzir e promover campanhas
Reduzir (Valor base de 2019: 476,57)
reduzir e promover campanhas
Reduzir e promover campanhas e Educação Ambiental para não geração.
Reduzir (Valor base de 2019: 5.489.937)
Reduzir com a coleta em 3 frações: recicláveis, compostáveis e rejeito
Reduzir com a coleta em 3 frações - reciclaveis, (para cooperativas) compostáveis (para compostagem) e rejeito (aterro Sanitário)
Ampliar (Valor base de 2019: 2,14)
Ampliar para 50%
Ampliar de acordo com o PGIRS
ampliar de acordo com o plano de gestão ambiental
Ampliar (Valor base de 2019: inexistente, a ser instituído)
Ampliar para 90%
Ampliar (Valor base de 2019: 24)
Ampliar para todas Subprefeituras
ampliar para todas a subprefeituras
Ampliar (Valor base de 2019: 2.438)
ampliar para todas as cooperativas, formação permanente
Ampliar para todas as cooperativas/associações - capacitação permanente
Atividades de Educação Ambiental para temáticas de resíduos urbanos e educação para o consumo no município de São Paulo (un.)
Indicador abrangente e um pouco inespecífico na minha opinião. Sugestão: Desenvolver ações de Educação Ambiental nas Escolas, fortalecer ações do Programa Saúde na Escola (ferramenta potente para integrar e fortalecer a Educação e a Saúde, pensando em nossas gerações futuras).
atividades e projetos de EA. editais do FEMA para a conscientização
Ampliar (Valor base de 2019: pendente)
educação ambiental formal e não formal
Educação AMbiental Formal e não formal.
Novo critério: Monitorar número de multas ambientais aplicadas às empresas, especialmente empresas grandes e transnacionais. Novo critério: Diminuir o tempo entre fiscalização, aplicação de multas, execução da dívida e reparação dos danos causados.
Aumentar (Valor base de outubro de 2020: 94)
Aumentar em pelo menos 50%
aumentar em pelo menos 50%
Monitorar (Valor base de 2019: 14.274)
Ampliar
Monitorar (Valor base de 2019: 652)
Ampliar
Monitorar (Valor base de 2019: 166)
Ampliar
Recursos financeiros externos captados em fontes internacionais, interfederativas e privadas
Novo indicador: Recursos do Tesouro Municipal e fundos municipais. Ampliar.
Monitorar (Valor base de 2019: 4,3%)
Ampliar
Monitorar (Valor base de 2019: 59,3%)
Ampliar
Monitorar (Valor base de 2019: 12%)
Reduzir
Monitorar (Valor base de 2019: R$ 33,30 bilhões)
Ampliar
Monitorar (Valor base de 2019: R$ 62.716.982.200,34)
Ampliar
1.1. Meta 1.1 dos ODS para São Paulo
Até 2030, erradicar a pobreza extrema para todas as pessoas em todos os distritos do Município.