Javascript não suportado Jardins de Chuva
Início
Voltar

Jardins de Chuva

Luciana M Murakami Luciana M Murakami  •  20/04/2021  •    8 comentários

Código da proposta: 100

Execução de Jardins de Chuva em Rotatórias e áreas impermeabilizadas publicas, aumentando a Drenagem e área permeável da cidade, reduzindo risco de inundações numa escala local, além de criar pequenos bolsões verdes na cidade contribuindo para a qualidade de vida nos bairros.

Jardins de Chuva são pequenas áreas permeaveis que permitem a infiltração lenta da água da chuva no solo, auxiliando nas inundações da cidade. Exemplo de grandes cidades no exterior como Nova York e Seattle, cidade de São Paulo iniciou timidamente a construção de alguns Jardins de Chuva. Com exemplos nas subprefeituras do Butantã, Sé e Pinheiros.

As metas propostas pela prefeitura n. 30 e n.31, diretamente conversam com a necessidade de áreas de permeabilidade na cidade.  A solução de Jardins de chuva são eficientes e de baixo custo e baixo impacto construtivo, porém com muito impacto visual, uma vez que cimento e asfalto se tornam agradaveis áreas verdes ajardinadas, que contrinuem não somente para diminuição de enchentes, como para a qualidade do ar local, diminuição de ilhas de calor e diminuição de stress e dependendo do local a ser instalado redução voluntaria de velocidade de veiculos que irá reduzir acidentes.

O CADES- Butantã em parceria com a subprefeitura do Butantã e a comunidade local  fez um projeto piloto, que possui baixo custo de execução e manutenção. 

Uma Rotatoria de 30m² localizada no entrocamento da Rua Santanesia e Rua Dr. Ernani da Gama Correa possui um custo estimado de R$ 3950,00 conforme descrito em documento anexo.

 

JDchuva_2021
JDchuva_2021

Documentos (1)


Você precisa acessar sua acessar sua conta ou se registrar nova conta para fazer um comentário
Voltar para o Início