Javascript não suportado Parceria para o Programa de Ciência Comportamental
Início
Voltar

Parceria para o Programa de Ciência Comportamental

Descrição

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), por meio do (011).lab - Laboratório de Inovação em Governo, possui uma iniciativa de aplicação de ciências comportamentais nas políticas públicas municipais, o programa Nudge//SP.

Os projetos desenvolvidos têm como objetivo aumentar a eficiência das políticas e serviços resolvendo desafios que envolvam ações e escolhas de cidadãos e servidores. Para isso, realiza intervenções simples, baratas, escaláveis, que preservam a liberdade de escolha individual e levam em conta os motivadores de comportamento para direcionar decisões aos objetivos da política (os chamados 'nudges').

O desafio da parceria é co-construir a ampliação do escopo de atuação da frente de Ciências Comportamentais, o que demanda a alocação de uma equipe multidisciplinar em cada etapa dos projetos, flexibilidade na contratação de protótipos, implementação de soluções personalizadas e um esforço de disseminação de conhecimento, através da divulgação dos resultados dos projetos. O termo de colaboração também tem como objetivos construir junto à organização parceira:

  • Instrumentos de aprimoramento da compreensão dos desafios na melhoria de serviços da administração pública municipal, identificando barreiras comportamentais por trás dos problemas públicos; e
  • Promover a cultura de gestão de políticas públicas com base em evidências, por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas para o desenvolvimento e a implementação de soluções propostas.

Diante do exposto acima, a organização parceira será responsável pelas etapas fundamentais do processo, desde a identificação do desafio comportamental até a implementação da solução, sistematizando todas as informações relevantes do projeto para administração e supervisão do (011).lab.

A parceria com a organização da sociedade civil se dará via Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC). O propósito desta Consulta Pública é coletar sugestões sobre o edital e o termo de colaboração que guiarão a parceria.


De 12/04/2021 a 23/04/2021 ficarão disponíveis para a consulta pública as minutas do Edital, Plano de Trabalho e Termo de Colaboração do MROSC de Ciências Comportamentais.

Para participar, entre na aba Anotações, ao lado. Nela, você poderá dar a sua opinião sobre o conteúdo proposto.

No dia 27/04/2021 faremos um webinar com a devolutiva do processo de consulta. O evento será transmistido pelo canal da SMIT no Youtube.

Voltar para o Início