Javascript não suportado 14. Considerando os resultados do Diagnóstico de Aplicação do Plano Diretor e também a sua vivência na cidade, você gostaria de acrescentar alguma sugestão, crítica ou contribuição para esta Etapa da Revisão Intermediária do PDE?
Início

14. Considerando os resultados do Diagnóstico de Aplicação do Plano Diretor e também a sua vivência na cidade, você gostaria de acrescentar alguma sugestão, crítica ou contribuição para esta Etapa da Revisão Intermediária do PDE?

Respostas abertas (186)


Fora do período de participação
  • ana cristina romero rodrigues

    Os resultados do diagnóstico foram feitos exclusivamente pela tecnocracia, e não foi garantido um prévio processo democrático de consulta, análise e interpretação dos dados para a elaboração do diagnóstico com a população, sendo que o diagnóstico foi entregue pronto para a população se manifestar, o que no todo está equivocado, pois o diagnóstico está também direcionado.

    Nenhuma resposta
    • Camila Hobi

      Não sabia que era possível participar e dar opinião, isso é muito pouco divulgado. Quem faz a cidade são os seus moradores. Creio que permitir mais canais de opinião como esse é importante

      Nenhuma resposta
      • kareen terenzzo

        sou moradora do bairro de Pinheiros e integrante do grupo Pró-Pinheiros. o que tem sido observado é uma verticalização predatória. não sou contra a reurbanização, mas, para reurbanizar é fundamental analisar os impactos ambientais - não me refiro apenas às áreas verdes, lençóis freáticos, rios ou corrégos, ou qualidade do ar. me refiro às pessoas que moram no bairro - memória, características sociais e demográficas. Também é urgente observar que as consequências da pandemia tais como o trabalho em casa. nossos lares se transformaram em escolas, escritórios. nessa região onde antes andávamos a pé com certa segurança já não é mais possível devido ao aumento de veículos, e veículos pesados, calçadas invadidas, corte de árvores, entre outros problemas. esses empreendimentos não estão trazendo ou contribuindo com melhorias para o bairro. é urgente "parar" e analisar os impactos ambientais e sociais. muitos comerciantes estão sendo afetados de forma negativa dado o volume de obras

        Nenhuma resposta
        • Maria Stella Welker Antoni

          Urgente definição de estoque de potencial construtivo máximo. Estudos e fiscalização ambiental, promovendo ampliação de áreas verdes, permeabilidade do solo, preservação de nascentes e do lençol freático. Respeitar a geografia da cidade, promovendo e preservando a diversidade arquitetônica, impedindo que ilhas de calor sejam replicadas. Há urgência de compensação ambiental nos distritos. Necessária a proibição de prédios com até 10 metros de altura sem nenhum recuo, e prédios com mais de 10 metros com 03 metros de recuo. Vemos que a forma como vem sendo efetuada a verticalização na cidade, está promovendo um aumento da gentrificação, onde os interesses das incorporadoras se sobressaem às necessidades e interesses da população.

          Nenhuma resposta
          • Michel Hoog Chaui do Vale

            Prever estudos para definição de estoque de potencial construtivo máximo por distrito, correlacionado com a infraestrutura implantada e com indicadores ambientais pactuados com a comunidade, a fim de garantir qualidade e conforto ambiental nos bairros.

            Nenhuma resposta
            • Michel Hoog Chaui do Vale

              PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO DE MICROZONAS DE INTERESSE URBANISTICO e art.64 LPUOS para preservação de vilas. Também necessidade de habitação verdadeiramente social no centro expandido e Pinheiros. Necessidade de ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL CUMULATIVO, Compensação ambiental no distrito, Estudo da questão das águas ( Rios subterraneos e lençois freaticos), projetos urbanos precisam respeitar a geografia da cidade. PROIBIR predios com até 10 m de altura sem NENHUM RECUO e depois dos 10 m, 3 m de recuo.

              Nenhuma resposta
              • Vera Megumi

                Para que haja real participação popular o poder público deve investir em meios para informar a população. A grande maioria da população desconhece o que é Plano Diretor e como ele impacta a sua vida. Está ferramenta Participe Mais não cumpre a sua finalidade.

                Nenhuma resposta
                • Gabriela Chan

                  Ratificação no Plano Diretor e em sua cartografia, condicionando as demais questões de uso do solo e aprovação, do PMMA e do Planpavel.

                  Nenhuma resposta
                  • Gabriela Chan

                    Criar 3 APAs municipais: APA Jaguará Cantareira na Zona Norte; APA Morro do Cruzeiro-Carmo na Zona Leste e valorização dos corredores ecológicos até a APA do Tietê; APA da Represa Guarapiranga na Zona Sul articulando fragmentos identificados no PMMA e seus corredores ecológicos e bosques heterogêneos no domínio da represa e estabelecendo conexão com as duas APAs municipais já existentes no sul do município, propostas pelo Instituto da Paisagem na consulta pública da Planpavel e no Fórum SP 21 (disponível em ).

                    Nenhuma resposta
                    • Gabriela Chan

                      Continuando, com a criação da Zeis Ecológica defendemos que as HIS e, portanto, a população mais pobre que as ocupam, também devem ter acesso às áreas verdes de maneira harmônica e como parte de seu lazer. Com esse mecanismo pretende-se a redução de enchentes e da contaminação ambiental, a minimização das ilhas de calor, a minimização da impermeabilização do solo, a redução da contaminação ambiental e, principalmente, a compatibilização entre a proteção ambiental e a qualidade de vida da população, não apenas a mais vulnerável, mas também a da cidade toda, com a prestação de serviços ambientais. INICIATIVA DE ESTUDOS - GRADUAÇÃO FAUUSP.

                      Nenhuma resposta
                      Voltar para o Início