Javascript não suportado Minuta do Edital de Chamamento Público - EMIA
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Minuta do Edital de Chamamento Público - EMIA

Descrição

"A Escola Municipal de Iniciação Artística – EMIA, criada em 1980 e institucionalizada pela Lei Municipal nº 15.372/2011, é a política pública de referência em iniciação artística da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, voltada a crianças e adolescentes. Com proposta artístico-pedagógica inovadora, oferece formação gratuita em artes visuais, dança, música e teatro, em percurso formativo dos 5 aos 12 anos. Ao longo de 45 anos, consolidou-se como política estratégica, reconhecida pelo impacto na formação cidadã e na ampliação de repertórios culturais.

Em 2021, em cumprimento a Termo de Ajuste de Conduta do Ministério Público de São Paulo, foi firmado Termo de Colaboração com Organização da Sociedade Civil para gestão compartilhada. Em 2022, iniciou-se a expansão para territórios periféricos, ampliando significativamente o alcance, com cinco novos polos implantados. Diante da complexidade da política e da necessidade de garantir permanência e continuidade, propõe-se a celebração de Contrato de Gestão com Organização Social de Cultura.

O novo modelo preserva a governança pública, assegurando a atuação do corpo gestor (servidores públicos) na definição das diretrizes artístico-pedagógicas e o papel essencial do Conselho da EMIA no monitoramento, transparência e consolidação da política. A governança partilhada garante caráter público, controle social e gestão dinâmica, atenta às especificidades pedagógicas e territoriais.

Prevê-se ainda a incorporação de ações afirmativas, com prioridade para profissionais com experiência em territórios periféricos e para a composição de quadro docente diverso e representativo, com ênfase na equidade racial. Dessa forma, alia interesse público, eficiência administrativa, legalidade, continuidade institucional e qualidade na oferta cultural, em conformidade com marcos regulatórios municipal e federal, fortalecendo a sustentabilidade de políticas estruturantes voltadas às infâncias e à democratização do acesso à arte."


Comentários da AMIGOS DA EMIA: Polos

  1 comentário  •  19/09/2025  •  Associação de AMIGOS DA EMIA / Natércio

A AMIGOS DA EMIA representa famílias de alunos e ex-alunos, docentes, colaboradores e funcionários (antigos e atuais), moradores do território da Emia Jabaquara, entre outros. Nesta proposta comentamos sobre os polos da Emia.

15 apoios

Comentários da AMIGOS DA EMIA: Alimentação, políticas afirmativas e permanência

  1 comentário  •  19/09/2025  •  Associação de AMIGOS DA EMIA / Natércio

A AMIGOS DA EMIA representa famílias de alunos e ex-alunos, docentes, colaboradores e funcionários (antigos e atuais), moradores do território da Emia Jabaquara, entre outros. Nesta proposta comentamos sobre alimentação, políticas afirmativas e de permanência.

15 apoios

Comentários da AMIGOS DA EMIA: Exploração comercial dos equipamentos públicos

  1 comentário  •  19/09/2025  •  Associação de AMIGOS DA EMIA / Natércio

A AMIGOS DA EMIA representa famílias de alunos e ex-alunos, docentes, colaboradores e funcionários (antigos e atuais), moradores do território da Emia Jabaquara, entre outros. Nesta comentamos sobre exploração comercial dos equipamentos públicos (item 1.2 do Anexo V do Anexo IX)

15 apoios

Comentários da AMIGOS DA EMIA: PROCESSOS ARTÍSTICO PEDAGÓGICOS

  1 comentário  •  19/09/2025  •  Associação de AMIGOS DA EMIA / Natércio

A AMIGOS DA EMIA representa famílias de alunos e ex-alunos, docentes, colaboradores e funcionários (antigos e atuais), moradores do território da Emia Jabaquara, entre outros. Nesta proposta comentamos aspectos do Termo de Referência (Anexo VII) que IMPACTAM OS PROCESSOS ARTÍSTICO PEDAGÓGICOS.

15 apoios

Água mineral ou filtros de barro ( com velas de íons de prata) em todas Emia's.

  1 comentário  •  19/09/2025  •  Leandro Menchik

Água da Sabesp e como alimento ulttraprocessado. Risco de saúde silencioso e contrasensso a educação . Acesso a água de verdade com minerais de verdade.

13 apoios

Comentários da AMIGOS DA EMIA: Capac. téc. e análise melhor proposta (item 3.3)

  Nenhum comentário  •  19/09/2025  •  Associação de AMIGOS DA EMIA / Natércio

A AMIGOS DA EMIA representa famílias de alunos e ex-alunos, docentes, colaboradores e funcionários (antigos e atuais), moradores do território da Emia Jabaquara, entre outros. Nesta proposta apontamos a mistura entre capacidade técnica e análise da melhor proposta no ITEM 3.3 DO EDITAL.

16 apoios

Comentários da AMIGOS DA EMIA: Habilitação econômico-financeira (item 3.2.3)

  Nenhum comentário  •  19/09/2025  •  Associação de AMIGOS DA EMIA / Natércio

A AMIGOS DA EMIA representa famílias de alunos e ex-alunos, docentes, colaboradores e funcionários (antigos e atuais), moradores do território da Emia Jabaquara, entre outros. Nesta proposta comentamos o ITEM 3.2.3 DO EDITAL.

16 apoios

Comentários da AMIGOS DA EMIA: Contrato de gestão com OS (item 1 do edital)

  Nenhum comentário  •  19/09/2025  •  Associação de AMIGOS DA EMIA / Natércio

A AMIGOS DA EMIA representa famílias de alunos e ex-alunos, docentes, colaboradores e funcionários (antigos e atuais), moradores do território da Emia Jabaquara, entre outros. Nesta proposta comentamos o ITEM 1 DO EDITAL.

17 apoios

Não reduzir a quantidade de professores da EMIA FLORES

  Nenhum comentário  •  19/09/2025  •  Tiago da Silva Reis

Atualmente a unidade Flores possui apenas 5 professores atuantes. Seria importante manter este formato para a adesão das rematrículas e novas adesões.

36 apoios

Pólo de Parelheiros necessita de espaço próprio

  4 comentários  •  19/09/2025  •  Carmen Pinheiro da Silva

O local que se encontra a EMIA Parelheiros não possi sede própria e o local não comporta o projeto da Escola

55 apoios

Proposta de especificação na contratação de arte educadores

  Nenhum comentário  •  19/09/2025  •  Nívia Aparecida Gonçalves Masutti

Adotar como critério para contratação a experiência prévia de trabalho nas EMIAs.

122 apoios

Manutenção da Proposta Artístico Pedagógica das Turmas em Andamento

  2 comentários  •  19/09/2025  •  Nívia Aparecida Gonçalves Masutti

Garantia da continuidade das propostas artístico pedagógicas nas turmas em andamento, garantindo a conclusão em todas as etapas para alunos já matriculados, assim como o oferecimento da mesma trilha à alunos ingressantes.

130 apoios

Responsabilidade pela segurança e bem-estar dos alunos

  1 comentário  •  19/09/2025  •  Sandra Telles

A proposta visa incluir no texto a responsabilidade da contratada na segurança dos alunos.

128 apoios

Conselhos e subconselhos deliberativos para cada polo.

  1 comentário  •  19/09/2025  •  Sandra Telles

A proposta visa a inclusão de conselhos deliberativos para cada um dos polos e um conselho geral para a EMIA como um todo.

128 apoios

Crachá de Identificação dos Alunos

  Nenhum comentário  •  19/09/2025  •  Luciana MO

Necessário crachá para identificar os alunos da Emia que frequentam e estudam como também os alunos e alunas das oficinas. Para segurança e contato dos responsáveis.

125 apoios

Gratuidade de transporte público para os alunos.

  Nenhum comentário  •  19/09/2025  •  Luciana MO

Gratuidade de transporte público para os alunos que utilizam esse meio para se locomoverem à Emia. Tendo critério de serem alunos de escola pública, mais de 1km de distância ou renda. Através de bilhete único realizado logo na inscrição dos alunos.

152 apoios

Oficina de leitura dramatizada

  4 comentários  •  18/09/2025  •  Karina Giannecchini

É uma oficina destinada ao processo de aquisição de linguagem das crianças. Com a proposta de leituras compartilhadas, seguidas de jogos teatrais e artes plásticas, a traduzir os sentidos despertados pela atividade.

158 apoios

Sobre os critérios de desempate das OSs

  Nenhum comentário  •  18/09/2025  •  MARCIA CRISTINA NUNES

Uso de outro critério de desemapate que não o sorteio em sessão pública

208 apoios

Sobre a condição física dos espaços de cada Pólo

  2 comentários  •  18/09/2025  •  MARCIA CRISTINA NUNES

Sugerimos que seja feita descrição detalhadas do estado atual de cada pòlo, apontando necessidade de cuidados específicos

223 apoios

Sobre a captação de recursos:

  4 comentários  •  18/09/2025  •  Dilsemara

A OS tem meta de captação de recursos, ou seja, tem que arrecadar dinheiro para complementar a parceria. O Edital diz que não pode cobrar ingressos das apresentações, mas não diz sobre o comércio das produções dos alunos, mas não define o que não pode fazer?

203 apoios

EMIA Brasilândia - Imóvel X Atendimento

  1 comentário  •  18/09/2025  •  Taíse Cortês

O edital prevê ampliação da EMIA Brasilândia, mas sem prazo definido. Há divergência no número de vagas (40 ou 60) e o espaço atual é insuficiente. Necessário detalhar prazo para mudança para imóvel adequado e número de funcionários para viabilizar a expansão.

185 apoios

Contratação dos articuladores

  1 comentário  •  18/09/2025  •  MARCIA CRISTINA NUNES

Continuar com a contratacao de articuladores com Clt e nao PJ, como consta no edital

230 apoios

captação de recursos:

  3 comentários  •  18/09/2025  •  Thais inforzato Virgilio

captação de recursos A OS tem meta de captação de recursos, ou seja, tem que arrecadar dinheiro para complementar a parceria. O Edital diz que não pode cobrar ingressos das apresentações, mas não diz sobre o comércio das produções dos alunos, mas não define o que não pode fazer, como forma de prese

208 apoios

Incluir lanche diário com critérios nutricionais a todos os matriculados

  4 comentários  •  18/09/2025  •  Deborah Schmidt Neves dos Santos

Não há clareza sobre a obrigatoriedade de oferecer lanche à todos os alunos nos dias de aula e nem quanto aos critérios nutricionais do Ministério da Saude que devem ser seguidos.

232 apoios

Internet para mães

  1 comentário  •  17/09/2025  •  Carolina Borges

Disponibilizar internet para mães

195 apoios

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