Javascript não suportado Comentários - Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Dor Crônica nos Centros de Referência em Dor Crônica do Municipio de São Paulo. - Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Dor Crônica nos Centros de Referência em Dor Crônica do Municipio de São Paulo.
Início
Voltar

Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Dor Crônica nos Centros de Referência em Dor Crônica do Municipio de São Paulo.

Comentários sobre a versão preliminar

atualizado em 11 Abr 2023
Comentários sobre
Atividade física, condicionamento físico e exercícios terapêuticos (cinesioterapia).
1 comentário Ver no contexto
Comentários sobre
RECURSOS HUMANOS PARA O C.R. DOR CRÔNICA:
1 comentário Ver no contexto
Comentários sobre
O processo educativo do paciente com dor crônica deve conter eduzir o tempo gasto de forma sedentáriapara o autocuidado, visto que a condição implica em cuidado de longo prazo e o autocuidado possibilita reduzir os custos sobre o sistema de saúde e (2) informe e tranquilize o paciente sobre sua condição e o tratamento, incluindo elementos sobre o prognóstico e fatores psicossociais envolvidos, trazendo para o paciente a ótica de que o problema da dor crônica está em um contexto mais amplo e não exclusivamente biológico-estrutural110. 
1 comentário Ver no contexto
Comentários sobre
Técnicas para o controle da dor compreendem um conjunto de medidas educacionais, físicas, emocionais e comportamentais, que oferecem ao paciente um senso de controle da situação e estimulam a responsabilidade e participação no tratamento. programa de exercícios vigorosos107
1 comentário Ver no contexto
Comentários sobre
O planejamento do cuidado do indivíduo com dor crônica deve ser um processo participativo e colaborativo entre os profissionais da saúde e o paciente, priorizando o cuidado centrado na pessoa. É de fundamental importância que se conheçam as expectativas dos pacientes em relação ao tratexercício físico.definam metas realistas, deixando claro que, muitas vezes, não será possível eliminar a dor completamente, mas sim reduzi-la a níveis aceitáveis que promovam o aumento de sua autonomia e funcionalidade107. 
1 comentário Ver no contexto
Comentários sobre
Estudos sugerem que a inclusão de exercícios terapêuticos e prática regular de atividade física/práticas corporais reduzem a dor e melhoram a qualidade de vida de pacientes com dor crônica, se comparado ao cuidado usual apenas115 articuladas para um indivíduo, uma família ou um grupo que resulta da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar com Apoio Matricial, se esse for necessário190. 
1 comentário Ver no contexto
Comentários sobre
Atividade física é qualquer movimento que produza gasto de energia acima dos níveis de repouso.aborativo entre os profissionais da saúde e o paciente, priorizando o cuidado centrado na pessoa. É de fundamental importância que se conheçam as expectativas dos pacientes em relação ao tratamento, e que se definam metas realistas, deixando claro que, muitas vezes, não será possível eliminar a dor completamente, mas sim reduzi-la a níveis aceitáveis que promovam o aumento de sua autonomia e funcionalidade107. 
1 comentário Ver no contexto
Comentários sobre
Reflexologia  Uma revisão sistemática de moderado nível de evidência identificou a efetividade da reflexologia para alívio da dor214.
3 comentários Ver no contexto
Comentários sobre
ReflexologiaTécnica terapêutica que compartilha as mesmas bases teóricas da Medicina Tradicional Chinesa, um microssistema da acupuntura, que promove a regulação psíquico-orgânica do indivíduo por meio de estímulos nos pontos ou áreas reflexas localizados na orelha – onde todo o organismo se encontra representado como um microssistema. A acupuntura auricular (técnica realizada com agulhas) estimula as zonas neuro reativas por meio de agulhas isoladas ou conectadas a um eletroestimulador, esferas de aço, ouro, prata, plástico ou sementes de mostarda (Semen Brassica juncea L.) ou vacaria (Semen Vaccariae), previamente preparadas para esse fim. Tem origem nas escolas chinesa e francesa, sendo a brasileira constituída a partir da fusão dessas duas210. 
0 comentários Ver no contexto
Comentários sobre
RECURSOS HUMANOS PARA O C.R. DOR CRÔNICA:  1 Coordenador Equipe - Enfermeiro (com Especialização em Dor Crônica e/ou Experiência comprovada em Serviço Especializado em Dor Crônica);  1 Enfermeiro;  2 Médicos Fisiatras;  1 Médico Acupunturista;  2 Médicos Clínicos (com Especialização em Dor Crônica e/ou Experiência comprovada em Serviço Especializado em Dor Crônica);  4 Fisioterapeutas;  2 Terapeutas Ocupacionais;  1 Psicólogo;  1 Assistente Social;  1 Farmacêutico e  5 Administrativos
3 comentários Ver no contexto
Comentários sobre
GRUPO DE AUTOCUIDADO:   O autocuidado é uma jornada de autoconhecimento, de compreensão dos modelos de saúde e de bom uso dos recursos e práticas terapêuticas disponíveis. É uma prática de autoconexão e de reinventar-se a partir da ampliação do entendimento do mundo e de si, seus interesses e propósitos de vida21.  Os usuários podem ser convidados no Grupo de Autocuidado para refletir sobre os Sete Pilares do Autocuidado:   Literacia em Saúde,   Bem-estar mental,   Atividade física,   Alimentação saudável,   Prevenção de riscos,   Boa higiene,   Uso racional de produtos e serviços22.   O instrumento Escala de Avaliação de Agenciamento de Autocuidados – Revisada (ASAS-R) pode ser utilizada para avaliar o autocuidado dos usuários no início e ao fim dos 4 encontros do Grupo de Autocuidado23.   Canvas de Autocuidado pode ser utilizado para que o usuário reflita sobre suas ações de autocuidado no Grupo de Autocuidado. O Canvas de Autocuidado está estruturado segundo o método FEMA, ou ciclo dinâmico e contínuo do autocuidado, organizado em quatro etapas: encontrar-acolher-movimentar-recomeçar:  Encontrar sintomas, desconfortos, sentimentos, angústias, doenças, enfermidades e desequilíbrios, que demandam atenção; vontades, interesses e desejos; profissionais de saúde que podem ajudar nesse processo; modelos e racionalidades que podem orientar o cuidado; grupos de ajuda, comunidades virtuais e pessoas afins ao mesmo problema ou interesse,  Acolher, entender e compreender tais sintomas, alterações, desconfortos, doenças, insights e desejos, sem julgamentos ou culpabilizações, de modo a compreender a si mesmo e fomentar o autocuidado. Comporta ética universal, a gratidão, a compaixão e o perdão,  Movimentar, reorganizar e reciclar para produzir a mudança de sintomas, dificuldades, desconfortos, doenças. Mudar inicia pela escolha de novos objetivos e metas em relação às cinco perspectivas de saúde: física, energética, emocional, mental e espiritual e recomeçar sempre que necessário,  Recomeçar, sempre que necessário, quando uma nova necessidade ou desequilíbrio surgir.  Este instrumento está disponível em www.autocuidado.org 21  Voltado para trabalhar aspectos comuns e específicos de cada paciente que impeçam e/ou facilitem sua participação no autocuidado diário:  Manutenção de cuidado mental, corporal e de qualidade de vida e prevenção de agudização de quadro álgico;  Apresentar recursos de baixo custo e disponíveis em rede para dar continuidade nos cuidados;  Dinâmicas voltadas para essa percepção: montagem de rotina, tabela “(não) gosto/ (não) faço”;   Profissionais participantes: Psicologia, Terapia Ocupacional, Enfermeiro e Técnico de Enfermagem;Frequência: encontros semanais - grupos abertos; 
1 comentário Ver no contexto
Comentários sobre
Cabe destacar que um grupo especial de pacientes com dor crônica pode experimentar dificuldades para se engajar nos programas mais tradicionais de exercícios terapêuticos ou atividade físicaeve considerar: 1) utilização dessas intervenções em contexto multimodal ao invés de protocolos baseados em qualquer uma delas de forma exclusiva, quando possível; 2) ênfase à participação ativa do paciente no cuidado, usando a menor proporção possível de intervenções passivas e estimulando o autocuidado da condição; 3) estímulo às mudanças comportamentais que favorecem um estilo de vida mais saudável; 4) necessidades, preferências e valores do paciente em questão108. 
1 comentário Ver no contexto
Comentários sobre
DAS CONSULTAS INDIVIDUAIS
1 comentário Ver no contexto
Comentários sobre
RECURSOS HUMANOS PARA O C.R. DOR CRÔNICA
1 comentário Ver no contexto
Comentários sobre
Técnicas para o controle da dor compreendem um conjunto de medidas educacionais, físicas, emocionais e comportamentais, que oferecem ao paciente um senso de controle da situação e estimulam a responsabilidade e participação no tratamento. Pessoas com doenças cardíacas ou com fatores de risco para estas doenças devem ser avaliadas pelo médico antes de iniciar um programa de exercícios vigorosos107.
1 comentário Ver no contexto
Comentários sobre
Estudos sugerem que a inclusão de exercícios terapêuticos e prática regular de atividade física/práticas corporais reduzem a dor e melhoram a qualidade de vida de pacientes com dor crônica, se comparado ao cuidado usual apenas115.rticuladas para um indivíduo, uma família ou um grupo que resulta da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar com Apoio Matricial, se esse for necessário190. 
1 comentário Ver no contexto
Comentários sobre
Adultos a partir de 18 anos sem limitações funcionais devem reduzir o tempo gasto de forma sedentária (especialmente sentado e deitado) por longos períodos e realizar, ao menos, 150 minutos de atividade física moderada em blocos de 10 minutos ou mais por semana. Pelo menos 75 minutos devem ser destinados a uma atividade física de moderada a vigorosa ou ainda incluir, ao menos duas vezes por semana, alguma atividade que envolva sobrecarga para ganho de massa muscular. Para idosos, as recomendações de nível de atividade são as mesmas dos adultos, adicionando-se exercícios de equilíbrio para auxiliar na prevenção de quedas e na manutenção das capacidades para realização das atividades diárias. Crianças e adolescentes devem realizar, ao menos, 60 minutos por dia de atividade física moderada a vigorosa para obter benefícios físicos, mentais e cognitivos. Recomenda-se ainda que este subgrupo reduza o comportamento sedentário, principalmente o tempo gasto em frente à televisão ou com outros dispositivos, como celulares, tablets e computadores117,118.
1 comentário Ver no contexto
Comentários sobre
Todos os profissionais de saúde envolvidos no cuidado do paciente com dor crônica devem incentivá-los a manter suas atividades habituais e práticas corporais tanto quanto possível, e a aderir e manter a prática de atividades físicas regulares adequadas. Essas recomendações aos pacientes devem incluir orientações sobre evitar o repouso absoluto, a menos que seja estritamente necessário como parte do tratamento, como por exemplo no período pós-operatório imediato, até o planejamento de estratégias de manutenção de níveis mínimos de atividade física regular como forma de manter os ganhos de protocolos terapêuticos prévios.ssam piorar a sensação de dor ou que contenham informações conflitantes com aquelas consolidadas pela boa evidência científica, além de propiciar a tomada de decisão compartilhada. As ações de educação para pacientes com dor crônica devem, portanto, ser empreendidas em todos os níveis de atenção à saúde110. 
1 comentário Ver no contexto
Comentários sobre
Intervenções não medicamentosas são reconhecidamente uma abordagem relevante no tratamento da dor crônica. Além do cuidado centrado no paciente, a indicação do tratamento não medicamentoso deve considerar: 1) utilização dessas intervenções em contexto multimodal ao invés de protocolos baseados em qualquer uma delas de forma exclusiva, quando possível; 2) ênfase à participação ativa do paciente no cuidado, usando a menor proporção possível de intervenções passivas e estimulando o autocuidado da condição; 3) estPortanto, deve-se levar em consideração tanto a integridade do controle inibitório endógeno quanto as necessidades, habilidades e preferências do paciente na tomada de decisão sobre modalidades de atividades físicas
1 comentário Ver no contexto
Comentários sobre
1 Coordenador Equipe - Enfermeiro (com Especialização em Dor Crônica e/ou Experiência comprovada em Serviço Especializado em Dor Crônica);
2 comentários Ver no contexto
Voltar para o Início