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PIU Polo Barra Funda – Diagnóstico e Programa de Interesse Público

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atualizado em 04 Out 2022
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aperfeiçoar o sistema de circulação, por meio da abertura e alargamento de vias, enterramentos de redes, construção de valas técnicas com viabilidade técnica, ciclovias e passeios públicos, visando o conforto e a segurança dos usuários;
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Entretanto, para a realização desta transformação será necessário o enfrentamento de alguns desafios. Trata-se de um conjunto de ações com características relacionadas à regularização fundiária e ao desenvolvimento urbanístico.
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VIABILIDADE DA TRANSFORMAÇÃO E ADENSAMENTO CONSTRUTIVO E POPULACIONAL 
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Criação de rua para prolongar a via existente sob o viaduto Antártica, ligando o início da Rua Gustavo Willy Borghoff (rua da Várzea) à praça Luís Carlos Mesquita, aliviando a circulação de veículos em frente ao terminal da Barra Funda;
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cooperação entre os governos, a iniciativa privada e os demais setores da sociedade no processo de urbanização, em atendimento ao interesse social;gestão democrática na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano;
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desestimular vagas de garagem a fim de não incentivar o transporte individual.
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qualificar a vida urbana com ampliação das calçadas e estímulo ao comércio, serviços e equipamentos urbanos voltados para a rua;
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ampliar a oferta de habitação de interesse social e equipamentos urbanos nas proximidades do sistema de transporte público;
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A diretriz urbanística propõe a ampliação da conexão entre os lados norte e sul da faixa metroferroviária para pedestres e ciclistas, a abertura visual das áreas de circulação norte-sul para a paisagem do entorno, em especial para o Memorial da América Latina, bem tombado de relevante interesse plástico arquitetônico, transformando o Polo Barra Funda no principal espaço de fruição pública da região. Esta fruição terá como resultado urbanístico a possibilidade de integração do deslocamento das pessoas entre os bairros situados ao norte com os bairros ao sul das linhas férreas, propiciando o aumento da acessibilidade às infraestruturas de transporte e aos equipamentos de lazer e cultura, como o parque da Água Branca, o Memorial da América Latina, as instalações da Universidade Estadual Paulista – Unesp e de universidades privadas adjacentes. Esta diretriz, como a anterior, alinha-se com os objetivos da OUCAB para o setor. Esta intervenção deve vir acompanhada da melhoria de acessibilidade ao terminal, a criação de uma fruição permanente para pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo e da adequação da capacidade da estação para comportar a implantação futura do Trem Intercidades - TIC, que fortalecerá ainda mais sua condição de nova centralidade macrometropolitana. Além do Trem Intercidades, a estação, que hoje já abriga as linhas 3-Vermelha do Metrô, 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM, receberá também as linhas 11-Coral e 13-Jade da CPTM, ampliando a conexão com as regiões leste e nordeste da RMSP, além de estabelecer conexão direta com o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
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qualificar a vida urbana com ampliação das calçadas e estímulo ao comércio, serviços e equipamentos urbanos voltados para a rua;
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Soma-se aos estudos promovidos pela municipalidade a contribuição realizada pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (STM/GESP), no âmbito de uma cooperação técnica. A AFD, em conjunto com empresas parceiras, elaborou um estudo de pré-viabilidade de ampliação da área do terminal intermodal Palmeiras-Barra Funda.
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Estes estudos de caso têm como objetivo subsidiar a obtenção de parâmetros de referência em projetos urbanos semelhantes à situação observada no Terminal Intermodal Palmeiras-Barra Funda, para posterior modelagem de um cenário preliminar de projeto. Como base para a seleção de casos, foi utilizada como referência a classificação de sistemas de Desenvolvimento Orientado pelo Transporte (DOT) da Arcadis, empresa de consultoria urbana e a consideração de situações semelhantes de transposição urbana. Para isto foram escolhidos dois casos. O primeiro a renovação da estação de trem Rotterdam Centraal e do perímetro de seu entorno, na Holanda; e o segundo da remodelação da Porta Susa, estação central do trem de grande velocidade de Turim na Itália.Estudo de caso 01: Rotterdam Centraal, Holanda, 2014
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O Perímetro Polo Barra Funda no qual serão implantadas as melhorias planejadas para adequar o Terminal Intermodal Palmeiras-Barra Funda aos serviços de âmbito macrometropolitano da futura rede de transporte e os empreendimentos associados, será definido futuramente, durante o processo do desenvolvimento do PIU.
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incrementar o sistema de transporte coletivo, a partir das centralidades existentes nos terminais e estações metroferroviárias a partir da implantação de corredores de ônibus, e outros modos, investindo na expansão da rede;
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Ampliar e melhorar as condições de transposição da barreira formada pela faixa de trilhos, melhorar as condições de acesso ao Polo Barra Funda, promover a mobilidade ativa e integrar os usos do espaço público do entorno com os usos principais e acessórios do complexo.
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adequação do empreendimento de médio e grande porte em relação ao entorno, à melhoria da oferta de áreas públicas e da articulação do sistema viário;
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Reconfiguração das vias de acesso e vias de circulação interna do terminal de ônibus da Barra Funda, incluindo a criação de uma praça no final da rua Doutor Quirino dos Santos;
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Recuperação paisagística e ampliação das áreas de circulação da praça do Memorial da América Latina, na saída sul do terminal da Barra Funda;
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A população do Distrito da Barra Funda era de 14.383 habitantes, o que representa apenas 4,7% do total da população da Prefeitura Regional da Lapa, com crescimento populacional de 1,04% em relação ao Censo de 2.000. A área possui cerca de 0,13% da população total do município de São Paulo. Considerando que a área do distrito Barra Funda é de 585,31 hectares (ha), a densidade populacional do distrito pelo censo de 2010 é de 24,57 hab/ha,três vezes menor que a da Prefeitura Regional da Lapa (75,31 hab/ha) e da média do município (73,98 hab/ha) pelo mesmo censo. Vale destacar que as recentes transformações do distrito certamente aumentaram a população moradora, principalmente após a implantação de um grande loteamento junto a avenida Marquês de São Vicente, análise que deve ser mais aprofundada com publicação do próximo censo.
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Se compararmos a região com o restante do município de São Paulo notamos um número de viagens coletivas relativamente maior (65,65% na região contra 40,2% do município), mas um baixo número de viagens por modos não motorizados (14,8% na região contra 30,7% em toda São Paulo).Este dado evidencia o fato que a grande oferta de transporte coletivo na região contrasta com uma baixa conectividade e acessibilidade do sistema viário do entorno.
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Em consequência, os terrenos industriais, extensos e irregulares, necessitaram ser desdobrados em lotes menores para facilitar seus acessos. Porém essa mudança de uso não conseguiu reverter o processo de impermeabilização do solo resultante da ocupação industrial anterior da área, localizada sobre a planície aluvial, com problemas de drenagem das águas pluviais, causando inundações. O Mapa 8 demonstra como as grandes quadras existentes no entorno imediato do terminal prejudicam a acessibilidade ao serviço de transporte, evidenciando que as distâncias radiais são superiores a distância real de caminhamento (isócronas) de até 600m ou 8 minutos de caminhada a pé.
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aproximação do emprego e dos serviços urbanos à moradia;
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A área onde está implantado o terminal intermodal é atualmente ocupada por plataformas de embarque do metrô e dos trens metropolitanos, por dois terminais de ônibus municipais, um terminal turístico rodoviário e um terminal rodoviário intermunicipal, além de áreas onde se encontram usos acessórios como manutenção, subestação de energia, áreas de carga e descarga, entre outros.
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No setor orla ferroviária e fluvial da MEM, onde está localizado o terminal intermodal Palmeiras-Barra Funda, mais precisamente no Arco Tietê, são verificados processos de transformação econômica e de padrões de uso e ocupação do solo que direcionam para a necessidade de implementar ações a fim de equilibrar a relação entre emprego e moradia. O setor tem grande potencial de transformação estrutural, sendo orientado para o maior aproveitamento da terra urbana com o aumento nas densidades construtiva e demográfica e implantação de novas atividades econômicas de abrangência metropolitana, atendendo a critérios de sustentabilidade e garantindo a proteção do patrimônio arquitetônico e cultural, em especial o ferroviário e o industrial. Para esta transformação destaca-se:
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Aefetivação do adensamento construtivo sobre as áreas operacionais do terminal, contudo, só será possível a partir de uma reorganização do sistema fundiário envolvendo lotes e glebas pertencentes ao Metrô, à CPTM, à Unesp e áreas públicas. A regularização do sistema fundiário não serve apenas à proposta de adensamento construtivo das áreas operacionais, mas também visa a regularização da área da estação metroferroviária e das áreas públicas – sistema viário, praças e áreas verdes. 
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Transformar, ampliar e modernizar o complexo intermodal para abrigar novas atividades e usos acessórios ao serviço de transporte
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A diretriz urbanística propõe a ampliação da conexão entre os lados norte e sul da faixa metroferroviária para pedestres e ciclistas, a abertura visual das áreas de circulação norte-sul para a paisagem do entorno, em especial para o Memorial da América Latina, bem tombado de relevante interesse plástico arquitetônico, transformando o Polo Barra Funda no principal espaço de fruição pública da região. Esta fruição terá como resultado urbanístico a possibilidade de integração do deslocamento das pessoas entre os bairros situados ao norte com os bairros ao sul das linhas férreas, propiciando o aumento da acessibilidade às infraestruturas de transporte e aos equipamentos de lazer e cultura, como o parque da Água Branca, o Memorial da América Latina, as instalações da Universidade Estadual Paulista – Unesp e de universidades privadas adjacentes.Esta diretriz, como a anterior, alinha-se com os objetivos da OUCAB para o setor. Esta intervenção deve vir acompanhada da melhoria de acessibilidade ao terminal, a criação de uma fruição permanente para pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo e da adequação da capacidade da estação para comportar a implantação futura do Trem Intercidades - TIC, que fortalecerá ainda mais sua condição de nova centralidade macrometropolitana. Além do Trem Intercidades, a estação, que hoje já abriga as linhas 3-Vermelha do Metrô, 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM, receberá também as linhas 11-Coral e 13-Jade da CPTM, ampliando a conexão com as regiões leste e nordeste da RMSP, além de estabelecer conexão direta com o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
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MODO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA
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O aproveitamento das áreas operacionais do terminal, atendendo os objetivos apontados pelo PDE e pela lei de zoneamento, devem ser detalhados pelo PIU, de forma a evitar a subutilização do solo urbanizado quando voltado a atender as infraestruturas da cidade. Também poderão ser incorporadas no PIU estratégias para valorização das áreas de patrimônio histórico do entorno e formas de mitigação de possíveis interferências oriundas das restrições de tombamento.
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Internamente ao terminal deverá ser desenvolvida uma proposta de requalificação da área junto às linhas de bloqueio (catracas) do Metrô e CPTM para melhorar as condições de embarque nas linhas e eliminar conflitos com o fluxo transversal norte-sul, permitindo melhor adequação da estação como ponte de conexão entre os lados norte e sul. Isto permitirá disponibilizar uma série de facilidades para passageiros, pedestres e ciclistas através da instalação das áreas comerciais e de serviço e de pontos para a contemplação da paisagem do entorno, principalmente na relação do terminal com a cidade e, especificamente, com o patrimônio histórico do Memorial da América Latina.
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A diretriz urbanística propõe a ampliação da conexão entre os lados norte e sul da faixa metroferroviária para pedestres e ciclistas, a abertura visual das áreas de circulação norte-sul para a paisagem do entorno, em especial para o Memorial da América Latina, bem tombado de relevante interesse plástico arquitetônico, transformando o Polo Barra Funda no principal espaço de fruição pública da região. Esta fruição terá como resultado urbanístico a possibilidade de integração do deslocamento das pessoas entre os bairros situados ao norte com os bairros ao sul das linhas férreas, propiciando o aumento da acessibilidade às infraestruturas de transporte e aos equipamentos de lazer e cultura, como o parque da Água Branca, o Memorial da América Latina, as instalações da Universidade Estadual Paulista – Unesp e de universidades privadas adjacentes. Esta diretriz, como a anterior, alinha-se com os objetivos da OUCAB para o setor. Esta intervenção deve vir acompanhada da melhoria de acessibilidade ao terminal, a criação de uma fruição permanente para pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo e da adequação da capacidade da estação para comportar a implantação futura do Trem Intercidades - TIC, que fortalecerá ainda mais sua condição de nova centralidade macrometropolitana. Além do Trem Intercidades, a estação, que hoje já abriga as linhas 3-Vermelha do Metrô, 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM, receberá também as linhas 11-Coral e 13-Jade da CPTM, ampliando a conexão com as regiões leste e nordeste da RMSP, além de estabelecer conexão direta com o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
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